Prefeitura de Porto Alegre isola calçada no Centro Histórico para proteger pedestres

Prefeitura de Porto Alegre isola calçada no Centro Histórico para proteger pedestres

Estrutura tem figuras e sacadas com danos e deve passar por reparos

Kyane Sutelo

Calçada foi isolada no local a pedido da PGM de Porto Alegre.

publicidade

A esquina das ruas Dr. Flores e Riachuelo, no Centro Histórico de Porto Alegre, receberam um isolamento que chamou a atenção de quem circulava pelo local. Em frente ao prédio da antiga Confeitaria Rocco, fitas laranjas e cavaletes da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) sinalizam o impedimento do trânsito de pedestres na calçada. O isolamento foi solicitado pela Procuradoria-Geral do Município (PGM) por precaução com a segurança da população, devido às condições de partes da estrutura do prédio.

O prédio, que é considerado patrimônio da Capital, foi inaugurado em 1912 e atualmente apresenta danos, com ferragens expostas nas figuras em sua fachada e nas sacadas, que podem apresentar risco aos pedestres. No braço de um dos anjos esculpidos, por exemplo, é possível ver uma rachadura. Conforme a PGM, um laudo técnico realizado após vistoria no local motivou a solicitação de isolamento.

A Diretoria de Patrimônio e Memória (DPM) da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa ( SMCEC) está realizando um projeto para proteção da fachada da antiga Confeitaria Rocco. Os detalhes ainda não foram divulgados e não há previsão de por quanto tempo o local continuará isolado.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895