Prefeitura de Porto Alegre lança Campanha do Agasalho e do Alimento de 2023

Prefeitura de Porto Alegre lança Campanha do Agasalho e do Alimento de 2023

Iniciativa arrecada agasalhos e alimentos que podem ser entregues no Paço Municipal e em outros pontos parceiros

Kyane Sutelo

O Prefeito Sebastião Melo e a primeira-dama Valéria Leopoldino fizeram doações no lançamento da campanha.

publicidade

Há menos de um mês do inverno, começou a arrecadação de peças de roupa e cobertores feita pela Prefeitura de Porto Alegre, para doação a famílias necessitadas. A iniciativa também reúne alimentos não perecíveis e itens de higiene pessoal. A Campanha do Agasalho e do Alimento de 2023 da Capital foi lançada nesta segunda-feira, em evento no Paço Municipal, ao som da Orquestra Jovem do Instituto Popular de Arte-Educação (IPDAE), da Lomba do Pinheiro. “A gente gostaria que todos nascessem, tivessem renda, boa alimentação e uma casa quente para morar, mas não é a realidade de milhões de brasileiros. Por isso, precisamos trabalhar juntos em ações como esta para ajudar quem mais precisa”, disse o prefeito Sebastião Melo.

A iniciativa é do Gabinete da primeira-dama, por meio do movimento Poa Que Cuida. Em 2022 foram mais de 170 mil peças recebidas, mas neste ano a atenção não será voltada ao número de arrecadações, mas à quantidade de pessoas que serão aquecidas. “Para aquecer uma pessoa, você precisa de 5 peças de roupa, pelo menos. No inverno, normalmente, é uma calça, um sapato bom, um casaco, uma manta. Então estamos batendo nessa tecla, de peças que possam aquecer”, detalhou a primeira-dama, Valéria Leopoldino.

O estado das peças doadas é fundamental, de acordo com Valéria, o que inclui alimentos dentro do prazo de validade e qualidade e higiene dos agasalhos. “A gente não entrega nada que não esteja em condições, olhando também a autoestima dos irmãos. Então, como você vai entregar uma camisa sem botão ou uma calça sem zíper? Isso é descarte”, afirmou a primeira-dama. A gestora da Campanha descreveu o foco do trabalho: “É qualidade na doação e agilidade na entrega”. 

Segundo Valéria, serão concentrados esforços para triar as peças com rapidez, para que possam ser repassadas para quem necessita ainda durante a arrecadação. Ela explicou que as entregas serão feitas a entidades que solicitam apoio à prefeitura e também em comunidades de periferia mapeadas pelo gabinete. Não serão doadas roupas diretamente no Centro de Triagem, para evitar que pessoas peguem para revenda, como já ocorreu, conforme Valéria.

São parceiros na iniciativa o Sesc Mesa Brasil, a Defesa Civil da Capital e a Equipe de Ações Preventivas e Comunitárias da Guarda Municipal. As doações podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h, no Paço Municipal, no Centro Administrativo Municipal e em outros pontos que podem ser conferidos no site da prefeitura.

Pontos de coleta:

  • Paço Municipal

Praça Montevideo, 10 – Centro Histórico

  • Centro Administrativo Municipal

Rua Gen. João Manoel, 157 – Centro Histórico

  • Zaffari Otto

Av. Otto Niemeyer, 601 - Tristeza

  • Zaffari Hípica

Av. Juca Batista, 4255 - Hípica

  • Zaffari Centerlar

Av. Sertório, 8000 - Sarandi

  • Zaffari Fernando Machado

R. Cel. Fernando Machado, 860 - Centro Histórico


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895