Prefeitura de Porto Alegre lança campanha que incentiva cuidados com a limpeza urbana da cidade e combate ao vandalismo

Prefeitura de Porto Alegre lança campanha que incentiva cuidados com a limpeza urbana da cidade e combate ao vandalismo

Objetivo do projeto é diminuir os casos de descarte irregular de lixo e de queimas de contêineres

Correio do Povo

Lançamento da campanha Cuidados com a Cidade 2025, da prefeitura de Porto Alegre

publicidade

Visando incentivar a população de Porto Alegre à separação correta do lixo e o combate ao vandalismo, a prefeitura de Porto Alegre lançou uma campanha denominada "Porto Alegre: minha cidade é minha casa", realizada pelo Gabinete de Comunicação Social (GCS), com materiais devem ser veiculados, a partir de hoje, em rádio, televisão, jornal, revista, on-line e mídia exterior, e também envolver escolas municipais e privadas.

A apresentação da campanha ocorreu no Teatro de Câmara Túlio Piva, com a presença do prefeito Sebastião Melo, da vice-prefeita Betina Worm, secretários municipais, representantes de entidades e veículos de comunicação.

"Uma cidade bem cuidada tem dois pilares. A prefeitura tem que fazer o seu papel. Mas se a população não fizer o seu papel, esse jogo não vira. E eu estou aqui fazendo um apelo para que nós juntos possamos virar esse jogo", afirmou Melo. O prefeito ainda criticou a queima dos mais de 20 novos contêineres de materiais recicláveis e o descarte irregular entre os contêineres de lixo seco e orgânico.

"Nós atendemos hoje 19 bairros com os contêineres, e apenas quatro têm o segundo. Na medida que for acertando, vai aumentando. É claro que isso aumenta o gasto. Agora, eu não posso colocar contêineres e as pessoas colocar lá colocando lixo dentro misturado lixo seco e orgânico. E isso, infelizmente, ainda está acontecendo, mesmo nesses quatro bairros que nós ainda temos os contêineres separados", afirma.

O secretário do Gabinete de Comunicação Social, Luiz Otávio Prates, ressaltou o viés educativo e de conscientização da campanha, defendendo que todos podem ajudar a manter a cidade limpa e organizada. “O lixo é feito e descartado por nós, seres humanos, e nós porto-alegrense que fizemos parte dessa cidade. A gente vem nesse esforço de também mostrar que é uma cidade para todos, e ela tem que ser feita por todos”, diz. Ele acrescenta que a campanha deve iniciar voltada ao lixo, descarte irregular e vandalismo, mas que deve se propor, ao longo do tempo, a tratar a educação e cuidado para outras temáticas, como o trânsito.

O secretário ressaltou que a prefeitura investe R$ 520 milhões reais por ano para a manutenção da limpeza urbana, coleta e destinação de recursos, e R$ 24 milhões exclusivamente com a remoção dos focos crônicos de lixo. Ainda, que o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) recolhe 1.240 kg diariamente de resíduos, e 73,6 toneladas de recicláveis recolhidos pela coleta seletiva anualmente.

Melo projeta inclusão para carrinheiros e reforço nas multas por descarte irregular

Em coletiva de imprensa após o lançamento da campanha, Melo afirma que a campanha não é novidade no governo, mas que dá um passo adiante nos cuidados com a cidade. "Estamos investindo muito. Agora, nós sozinhos não damos conta disso. Se o lixo não é colocado na hora certa, no lugar certo, não é separado, se tem foco de lixo, se não cuidam das calçadas, bom, isso é um problema que nós temos que juntos enfrentar", diz.

Questionado sobre planos para catadores autônomos que não fazem parte do sistema das cooperativas da prefeitura que acessam os materiais dos contêineres, Melo afirmou que está trabalhando com a Secretaria de Direitos Humanos para um projeto de inclusão social para carrinheiros, e que ainda esse ano deve ser lançado um projeto.

Ele também afirma que haverá maior reforço nas multas para descarte incorreto de lixo. "Esse é um governo que não gosta de multar ninguém. Eu gosto é da colaboração, e nós temos instrumentos para isso, mas temos agora uma mudança importante para a Câmara de Vereadores para aperfeiçoar esse processo. Nós estamos com algumas dezenas de multas, e agora vou lançar essas pessoas no SPC ou no Serasa, em uma determinação que foi feita no mês passado", afirma.

Veja Também

Veja Também


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895