Prefeitura de Porto Alegre reforça importância de manter calçadas em bom estado

Prefeitura de Porto Alegre reforça importância de manter calçadas em bom estado

Ação de conscientização foi feita nesta quarta-feira

Correio do Povo

publicidade

Funcionários da Secretaria de Mobilidade Urbana (SMMU) e da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) realizaram abordagens com moradores do Centro Histórico de Porto Alegre sobre os cuidados com as calçadas, na manhã desta quarta-feira. A ação percorreu algumas quadras próximas à Praça da Alfândega e integra o Plano de Segurança Viária Sustentável (PSVS) lançado no último sábado (10).

“O plano contempla uma dezena de ações, uma delas é o conserto de calçadas, pois sabemos que há um índice muito grande, especialmente de idosos, que acabam caindo nas calçadas quando elas estão com algum problema”, destacou o secretário adjunto de Mobilidade Urbana, Matheus Ayres. A abordagem é feita de forma educacional, ou seja, em um primeiro momento, não há notificações, multas ou autuações. “É uma conversa amigável com as pessoas, dando orientações sobre o que pode ser feito para tornar a calçada adequada e, assim, não receber, lá adiante, uma multa”, completa o secretário.

Conforme a lei do município, os proprietários de terrenos, edificados ou não, que possuam meio-fio, são responsáveis pela pavimentação e manutenção do passeio a seu imóvel, dentro dos padrões estabelecidos em lei. À prefeitura cabe a responsabilidade pelas calçadas dos prédios públicos municipais, parques e praças. As abordagens devem se estender nos próximos dias até o Gasômetro. Durante a ação, um questionário é aplicado, para que fiquem claras as adequações necessárias. “O questionário também será usado como balizador para futuras ações”, frisa Ayres.

É possível que sejam solicitados reparos como: a pavimentação da calçada; a substituição do revestimento; a fixação de revestimentos soltos; o nivelamento; a eliminação de degraus; remoção de materiais, como pedras e britas, sobre a calçada; remoção de rampas; remoção de afundamentos; e, até mesmo, a reforma total da calçada; entre outras.

Para denunciar uma calçada fora de condições ideais, o cidadão deve fazer o registro via 156. A equipe de fiscalização de calçadas (EFCAL), a partir da denúncia, vai até o local, realiza vistoria e notifica o proprietário. Com isso, ele tem 30 dias para realizar o serviço, em caso de não atendimento é emitido um auto de infração.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895