Prefeitura de Rio Grande encerra as atividades de autarquia de transporte coletivo fundada em 1967
Deficitário, o DATC, encerrará suas atividades a partir de segunda-feira
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Com mais 50 anos de atividades, o Departamento Autárquico de Transporte Coletivo (DATC), fundado em 1967, encerrará suas atividades a partir desta segunda-feira. Com isso, não haverá mais venda de passagens nem a realização de viagens pela autarquia, que atualmente era o única do país de transporte coletivo intermunicipal.
Entre as justificativas da Prefeitura para o encerramento das atividades estão as dificuldades financeiras. Além de gerar uma receita insuficiente para cobrir os seus custos, o que fez com que o município tivesse a necessidade de realizar aporte financeiro para bancar a folha de pagamento e assegurar benefícios aos trabalhadores. Desde 2014, o DATC recebeu aporte dos cofres municipais no valor de aproximadamente R$ 14 milhões, somando quase R$ 1,5 milhão por ano. Mesmo com isto, o DATC não conseguia honrar com seus compromissos nos últimos oito anos. Os problemas foram agravados com a pandemia de coronavírus o que reduziu o número de usuários. Além disso, a oferta de outros meios de transporte intermunicipal, como aplicativos, também contribuiu para a queda no número de passageiros.
A Prefeitura prometeu que nenhum dos 40 funcionários da autarquia será demitido, sendo todos incorporados em outros setores. Muitos funcionários públicos estavam cedidos ao DATC. A autarquia possui um patrimônio de cerca de R$ 500 mil, incluindo alguns ônibus antigos, e a garagem da empresa em Porto Alegre. Já a estrutura localizada na Rua Vice Almirante Abreu, em Rio Grande e os ônibus mais novos da frota já pertencem ao município. Todo o patrimônio será inventariado e, posteriormente, o objetivo da Prefeitura é justamente utilizar esses ativos para o pagamento das dívidas da DATC, que o valor acumulado atualmente é de R$ 3,5 milhões. A Prefeitura segue auxiliando o DATC, inclusive no pagamento de salários.