Prefeitura de São Borja dá início a campanha Setembro Amarelo e sua programação

Prefeitura de São Borja dá início a campanha Setembro Amarelo e sua programação

Além de postagens informativas nas redes sociais do Executivo, dia 9 de setembro será realizado o Dia D Valorização da Vida

Fred Marcovici

O tema da campanha de 2022 é “A vida é a melhor escolha!”

publicidade

A campanha Setembro Amarelo tem como objetivo conscientizar a população sobre a prevenção do suicídio. Criada em 2015, a campanha tem o mês de setembro como referência pois o dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a iniciativa acontece durante todo o ano.

Em São Borja, os eventos alusivos ao mês de conscientização já iniciaram em todas as Estratégias de Saúde da Família (ESFs), e nas redes sociais da prefeitura, com postagens informativas e a divulgação dos eventos que ocorrerão durante todo o mês. No dia 9, acontecerá o Dia D Valorização da Vida, na Praça XV de Novembro, nos turnos da manhã e tarde, das 08h às 12h e das 13h às 16h, com diversas atividades ministradas pela equipe multiprofissional da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e do Hospital Ivan Goulart (HIG), visando a prevenção do suicídio em adultos, adolescentes e crianças. O tema da campanha de 2022 é “A vida é a melhor escolha!”.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), no Brasil, os registros de suicídio se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia. Praticamente 100% dos casos de suicídio se relacionam às doenças mentais, principalmente não diagnosticadas ou tratadas incorretamente. Dessa forma, a maioria dos casos poderia ter sido evitada se esses pacientes tivessem acesso ao tratamento psiquiátrico e informações de qualidade. “Sabemos que muitas vezes uma pessoa que está passando por um momento difícil ou encarando uma doença mental não vê perspectivas para o futuro, nosso objetivo é buscar formas de ajudar essas pessoas, de informar, conscientizar, realizar o tratamento psicológico e prevenir o suicídio”, conclui a secretária de Saúde, Sabrina Loureiro.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895