Prefeitura de São Leopoldo e Unisinos firmam parceria para criar loteamento

Prefeitura de São Leopoldo e Unisinos firmam parceria para criar loteamento

Serão 157 famílias beneficiadas com o projeto de inclusão urbana no bairro Santos Dumont

Stephany Sander

A iniciativa vai regularizar a situação das famílias que ocupam os terrenos há cerca de três anos

publicidade

Um total de 157 famílias, que hoje ocupam quatro áreas no bairro Santos Dumont em São Leopoldo, serão beneficiadas com um projeto de inclusão urbana. A iniciativa, que criará o Loteamento Esperança, é resultado de parceria entre prefeitura e Unisinos, a partir do curso de Arquitetura. Segundo o secretário de Habitação, Nelson Spolaor, a iniciativa regularizará a situação das famílias que ocupam os terrenos há cerca de três anos.

"Duas das áreas serão utilizadas para projetos habitacionais e as outras abrigarão espaços públicos para a prática esportiva e o lazer, como praças", explica. Spolaor destaca que os projetos foram desenvolvidos a partir de visitas ao local e de muita conversa com os moradores. Ao todo, 80 alunos do curso de Arquitetura da universidade integram o projeto urbanístico para o Loteamento Esperança e, conforme o coordenador do curso, o professor Adalberto Heck, o resultado é positivo para ambos os lados.

“Estamos resolvendo a questão da habitação pensada como um todo, o que inclui a área ambiental, praças, arruamento, infraestrutura, tudo isso demanda espaço”, salienta. As área contempladas no projeto passaram a ser ocupadas a partir das obras de expansão da Linha do Trensurb até Novo Hamburgo, em 2014.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895