Prefeitura de Santa Cruz do Sul antecipa que recorrerá da bandeira vermelha

Prefeitura de Santa Cruz do Sul antecipa que recorrerá da bandeira vermelha

Região 28 entrou na classificação de alto risco no mapa preliminar do Distanciamento Controla do Estado, anunciado nesta sexta-feira

Por
Otto Tesche

publicidade

O prefeito de Santa Cruz do Sul, Telmo Kirst, determinou que a Secretaria Municipal de Saúde e a Procuradoria-Geral recorram da decisão para manter a bandeira laranja. O anúncio ocorreu no início da noite desta sexta-feira, logo após o governo do Estado anunciar a nova classificação preliminar, em que a Região 28 (13 cidades) passa a ser considerada em bandeira vermelha.

O prazo para enviar recurso vai até domingo pela manhã. Caso não seja aceito pelo governo estadual, as novas regras, que seguem o modelo de distanciamento controlado definido pelo Estado, passarão a valer a partir de terça-feira. "Por determinação do prefeito, novamente iremos recorrer da decisão do Estado. Começamos a avaliar os dados disponibilizados pelo governo já nesta sexta-feira, a fim de saber o que nos colocou nesta situação", disse o secretário de Saúde, Giovani Alles.

Na semana passada, a mudança de cor já havia sido anunciada pelo governador Eduardo Leite. Entretanto, após recursos do município e da Amvarp, Santa Cruz do Sul se manteve com as regras de bandeira laranja. O prefeito de Candelária e presidente da Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp), Paulo Butzge, informou que a entidade fará uma videoconferência neste sábado para avaliar os dados. Mas adiantou que a entidade tentará reverter a classificação, destacando que a região fez um trabalho qualificado para evitar o agravamento da pandemia do novo coronavírus.

Santa Maria


O secretário da Saúde de Santa Maria, Guilherme Ribas, afirmou que serão analisados todos os itens que levaram o município para bandeira vermelha e que a intenção é recorrer. "Vamos avaliar com o prefeito Jorge Pozzobom ponto a ponto a fim de termos  subsídios técnicos para recorrer", destacou. A região de Santa Maria (R1, R2) reúne 32 municípios.