Prefeitura de Santa Cruz do Sul autoriza abertura do comércio

Prefeitura de Santa Cruz do Sul autoriza abertura do comércio

Estabelecimentos poderão funcionar a partir de segunda-feira, mas com restrições devido à pandemia do novo coronavírus

Otto Tesche

publicidade

O prefeito de Santa Cruz do Sul, Telmo Kirst, decidiu liberar o funcionamento do comércio a partir da próxima segunda-feira no município, com restrições em razão da pandemia do novo coronavírus. As regras que deverão ser seguidas pelos estabelecimentos serão discutidas até domingo por um grupo de trabalho nomeado por Telmo. Atualmente, as lojas só podem atuar com as portas fechadas, por meio de delivery ou drive-thru. Dentre as atividades autorizadas, além de supermercados e farmácias, estão a construção civil, barbearias e salões de beleza, mas também com restrições.

O grupo de trabalho que auxiliará na redação do novo decreto municipal é formado por representantes da Secretaria de Saúde, da Procuradoria-Geral do Município e do setor empresarial, por meio da Associação de Entidades Empresariais (Assemp), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Sindilojas. O Gabinete de Emergências, que está à frente das ações contra a pandemia no município, também será consultado. O prefeito informou que o grupo irá adequar a flexibilização em Santa Cruz do Sul às normas do Estado, fixadas em uma portaria publicada quarta-feira pela Secretaria Estadual de Saúde.

O decreto municipal terá validade por 15 dias. Apesar das manitestações de comerciantes nos últimos dias para relaxar o isolamento, o prefeito afirmou que as próximas duas semanas serão “decisivas” e que há “grande risco” de uma “rápida disseminação do vírus” caso as regras sejam afrouxadas. Também lembrou a pesquisa liderada pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), que estimou cerca de 5 mil casos subnotificados no Estado. “São pessoas infectadas sem saber e que estão circulando pelas ruas, infectando outras”, disse.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895