Prefeitura de Santa Cruz do Sul busca parceria para revitalização da rodoviária

Prefeitura de Santa Cruz do Sul busca parceria para revitalização da rodoviária

Reforma prevê diversas melhorias que vão desde o piso até a cobertura

Otto Tesche

Terminal rodoviário foi inaugurado em 1982 e recebe entre 25 e 30 mil passageiros por mês

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A prefeitura de Santa Cruz do Sul avalia uma parceria com a iniciativa privada para viabilizar uma revitalização geral na estação rodoviária. A intenção da administração municipal é iniciar o investimento ainda em 2019. A Procuradoria-Geral do Município discute atualmente qual o modelo possível para a execução da obra. A ideia inicial era fazer a obra na forma de uma parceria público-privada (PPP), mas a legislação só permite esse tipo de acordo para projetos acima de R$ 10 milhões, o dobro do previsto para as melhorias na rodoviária. O plano do governo é reforçar a iluminação e mexer na sala de espera e nos banheiros, entre outros ambientes.

A proposta de revitalização também prevê melhorias no piso e na cobertura, do prédio da rodoviária, que hoje está tomada de goteiras. A expectativa é fazer um anúncio oficial a respeito do assunto já nas próximas semanas. A administração municipal também pretende transferir para o complexo a sede da Guarda Municipal, como forma de melhorar o policiamento e para reduzir despesas com aluguel.

O terminal às margens da BR 471 foi inaugurado em 1982 e recebe, por mês, entre 25 e 30 mil passageiros. Nos últimos anos, porém, aumentaram as reclamações em relação à deterioração da infraestrutura do prédio, que em 37 anos nunca passou por uma reforma profunda. Uma das principais queixas é em relação à segurança. Embora haja vigilância terceirizada, são frequentes os relatos de pessoas que encontraram o prédio deserto e praticamente às escuras à noite.

A reforma da estação rodoviária entrou nos planos da prefeitura após a regularização do contrato de manutenção do prédio, no primeiro semestre deste ano. O complexo é mantido pela mesma empresa que detém a concessão junto ao Estado para gerir as linhas de ônibus desde a inauguração. A última licitação ocorreu em 1993 e o contrato venceu em 1999. A partir de então, o convênio passou a ser prorrogado anualmente pela administração municipal, com autorização da Câmara. Em 2014, porém, o contrato deixou de ser renovado porque a situação fiscal da empresa estava irregular.

A prefeitura e a empresa chegaram a um acordo no primeiro semestre deste ano. Pelo novo contrato, o município ficou responsável por parte da área do terminal. Na prática, ficou com a empresa apenas os guichês, escritórios, lancherias e setores de embarque e desembarque. Com isso, o valor do aluguel foi reduzido.


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