Prefeitura de Santa Maria reforça intenção de receber escola militar

Prefeitura de Santa Maria reforça intenção de receber escola militar

Uma série de melhorias na infraestrutura da cidade está prevista para abrigar a Escola de Sargentos das Armas

Felipe Samuel

publicidade

Empenhado em trazer a Escola de Sargentos das Armas (ESA) do Exército Brasileiro para Santa Maria, o prefeito Jorge Pozzobom reforçou as tratativas nos últimos dias para a instalação da nova unidade no município. Desde o ano passado, o Campo de Instrução de Santa Maria (Cism), no bairro Boi Morto, local escolhido para a construção da escola, tem recebido vistorias. A área pertence ao Exército e abriga instituições militares. 

Uma série de melhorias na infraestrutura da cidade está prevista para abrigar a unidade da ESA, como obras de esgotamento sanitário e de iluminação. As medidas visam convencer a cúpula do Exército - que vai escolher o local para instalação da nova unidade. De acordo com Pozzobom, Ponta Grossa (PR) e Recife (PE) também estão no páreo junto com Santa Maria e estão entre os finalistas para receber a instituição. "Produzimos uma maquete digital da ESA e da Vila Militar para apresentar ao novo comandante-geral para Santa Maria", afirma. 

Em visita ao Correio do Povo nesta segunda-feira, Pozzobom destaca que a cidade têm uma cultura militar, o que reforça a importância de instalação da unidade militar, que poderia trazer para a cidade 6 mil militares. Recebido pelo diretor-presidente do Correio do Povo, Sidney Costa, e o diretor-executivo da Rádio Guaíba, Claudinei Girotti, Pozzobom afirma que Santa Maria é um polo nacional de ensino e conta com o segundo maior contingente militar do Brasil, com 9,5 mil homens e mulheres das Forças Armadas. 

Sobre o combate à pandemia do novo coronavírus, Pozzobom destaca a ampliação dos leitos de UTI, que atualmente são 58, e dos leitos clínicos, que totalizam 80. Nos próximos dias, a prefeitura vai estender a vacinação a professores de ensino superior. Os coletores de lixo e militares que atuam na cidade também devem receber as doses do imunizante. No que diz respeito às disputas políticas, Pozzobom acredita que o governador Eduardo Leite, se for confirmado como candidato, tem boas chances na disputa à presidência.

 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895