Prefeitura de Uruguaiana e Unipampa passam a identificar cães do canil por microchips

Prefeitura de Uruguaiana e Unipampa passam a identificar cães do canil por microchips

A iniciativa permitirá a identificação dos animais em qualquer lugar do mundo, além da verificação dos dados do tutor

Fred Marcovici

A estimativa é de que os cerca de 200 cães existentes no canil passem pelo processo

publicidade

A Prefeitura de Uruguaiana, em parceria com a Universidade Federal do Pampa (Unipampa), deu início, nesta quarta-feira, à identificação dos cães do Canil Municipal por meio de colocação de microchip. O acessório, que tem o tamanho aproximado ao de um grão de arroz, é aplicado com uma seringa semelhante à mesma usada em vacina comum. A iniciativa vai permitir a identificação dos animais em qualquer lugar do mundo, além da verificação dos dados do tutor.

Segundo a veterinária Natalia Risso, o município recebeu a doação de 420 microchips para iniciar o projeto. A estimativa é de que os cerca de 200 cães existentes no canil passem pelo processo. Os demais chips serão utilizados conforme a demanda do estabelecimento ao longo do ano. Posteriormente, terá a colocação do acessório nos cães que serão castrados pelas equipes da prefeitura.

Conforme o prefeito Ronnie Mello, o projeto vem ao encontro dos objetivos traçados para a saúde animal desde o início de sua vida pública. “A intenção é combater o abandono de animais, auxiliar no censo demográfico de cada espécie e auxiliar na localização de proprietários ou responsáveis por cães e gatos perdidos ou roubados. As ações em prol da saúde animal são constantes e fazem parte do trabalho planejado. Nos próximos 15 dias, haverá grandes novidades para o setor”, garante Mello.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895