Prefeitura de Porto Alegre disponibiliza três abrigos temporários para acolher desabrigados pela chuva

Prefeitura de Porto Alegre disponibiliza três abrigos temporários para acolher desabrigados pela chuva

Dois abrigos estão localizados nos bairros Restinga e Ponta Grossa. Outra estrutura foi montada no Pepsi On Stage

Correio do Povo

No Humaitá, água invade às ruas provocando alagamento

publicidade

As intensas chuvas que atingem a cidade de Porto Alegre fez com que muitos moradores ficassem desabrigados, que estão sendo acolhidos em abrigos da Prefeitura. Foram disponiblizadas três estruturas em diferentes pontos da cidade: nos bairros Restinga e Ponta Grossa, além do Pepsi On Stage.

O prefeito Sebastião Melo está desde cedo acompanhando a situação no Centro Integrado de Coordenação de Serviços (Ceic-POA) e ressalta a prioridade da Prefeitura em acolher as famílias desabrigadas, especialmente na região das Ilhas, onde dezenas de rios desaguam no Guaíba.

Para garantir o acolhimento, a Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) registrou até o momento 37 pessoas acolhidas em abrigos temporários na Capital. Destas, 29 são indígenas residentes no bairro Restinga, e o restante, quatro adultos, duas crianças e dois bebês do bairro Arquipélago, estão no Pepsi On Stage, na avenida Severo Dullius. Além disso, há um abrigo pronto para uso no bairro Ponta Grossa.

O prefeito Sebastião Melo fez um apelo à população para que quem puder, permaneça em casa, destacando que equipes estão nas ruas para acolher os moradores de áreas alagadas ou em risco, com a prioridade máxima de salvar vidas.

Monitoramento

A sala de situação do Ceic-POA está monitorando o impacto da chuva nos serviços municipais, enquanto a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) registra 65 ocorrências em aberto nas vias públicas, com bloqueios totais e parciais. A avenida Ipiranga tem bloqueio nas duas faixas da esquerda, sentido Centro/bairro, devido à queda do talude na esquina com a avenida Érico Veríssimo, onde poste e semáforo auxiliar caíram dentro do arroio.

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos também registra ocorrências relacionadas às chuvas, incluindo uma queda de árvore na esquina entre a rua Santana e a avenida José Bonifácio. Por precaução, a Secretaria Municipal de Educação (Smed) cancelou as aulas na rede municipal nesta quinta-feira, mantendo apenas regime de plantão para informações e acolhimento.

A prefeitura determinou o fechamento das comportas do Cais Mauá e decretou situação de emergência, mantendo equipes mobilizadas no atendimento às ocorrências da chuva, reforçando ações de orientação nas áreas de risco para deslizamento, e garantindo que equipes da prefeitura estejam nas ruas para atendimento de ocorrências relacionadas às chuvas. A Defesa Civil alerta para a possibilidade de grandes acumulados de chuva nos próximos dias, reforçando a importância da prevenção e cuidado da população.

✅Locais de Abrigos Temporários:

  • Bairro Restinga: Abrigo para indígenas - Endereço não especificado.
  • Pepsi On Stage: Avenida Severo Dullius
  • Bairro Ponta Grossa: Abrigo pronto para uso - Endereço não especificado.

✅Telefones de Emergência:

  • Defesa Civil:199
  • Bombeiros:193
  • Prefeitura de Porto Alegre (informações gerais): 156

✅Doações:

  • Defesa Civil Municipal (rua La Plata, 693, das 9h às 18h): Itens de cama, produtos de higiene e limpeza, água, copos plásticos e ração para cães e gato.

Veja Também


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895