Prefeitura divulga investimentos realizados no combate ao coronavírus em Sapiranga
Cidade ainda receberá mais dois respiradores de transporte do Ministério da Saúde, além dos cinco equipamentos já entregues
publicidade
A prefeitura de Sapiranga divulgou, na manhã desta quinta-feira, os dados referentes aos investimentos já feitos no município devido a pandemia do novo coronavírus.
Segundo Secretaria Municipal de Saúde, além de aumentar o quadro funcional de profissionais como técnicos de enfermagem e enfermeiros, visando garantir o atendimento de toda a população, a pasta vem tomando todas as medidas com o objetivo de evitar a propagação do vírus, conforme as recomendações do Ministério da Saúde e do Centro de Operações de Emergências (COE) do Estado. Até o momento, foi investido um total de R$ 1,4 milhão.
O município dispõe de uma ala específica para internação Covid-19 no Hospital Sapiranga com oito leitos de UTI voltados para pacientes com Covid-19, cinco leitos mantidos através da Portaria do Ministério da Saúde e outros três mantidos pela prefeitura. Outros dez leitos para isolamento também operam. A cidade também possui convênio com o Hospital Sapiranga para UTI Neonatal, com repasse mensal de R$ 290 mil, assim como convênio para cirurgias e exames.
Entre outras ações tomadas estão a aquisição de EPIs como luvas, máscaras, visores, aventais, toucas descartáveis, óculos de proteção, macacões impermeáveis em larga escala e medicação específica para o tratamento de Síndromes Gripais, além da instalação de um Centro de Referência de Síndromes Gripais, onde são atendidos pacientes com sintomas respiratórios. O local conta com uma equipe composta por dois clínicos, uma enfermeira e um técnico de enfermagem.
Outra iniciativa é a implantação de tenda em frente ao Hospital Sapiranga para atendimento de pacientes com sintomas de síndromes gripais, além de um software para a efetivação dos serviços de saúde voltados às Síndromes Gripais. A cidade ainda receberá mais dois respiradores de transporte, vindos do Ministério da Saúde, além dos cinco equipamentos já entregues.