Prefeitura prepara estrutura para risco de nova cheia que pode começar no fim de semana em Montenegro

Prefeitura prepara estrutura para risco de nova cheia que pode começar no fim de semana em Montenegro

Prefeito Zanatta pede que a população não volte para casa, pois os abrigos não serão desativados e as equipes de apoio seguirão mobilizadas em toda cidade

Fernanda Bassôa

A Administração estima que 11 mil pessoas tenham afetadas pela inundação

publicidade

A Prefeitura de Montenegro e as equipes da Defesa Civil do Município estão monitorando a situação do Rio Caí e se preparando para atuar caso aconteça um “repique” da enchente. A água que agora está baixando lentamente, à razão de um centímetro por hora, de acordo com a régua da empresa Tanac, pode voltar a subir caso se confirmem as previsões de grandes acumulados de chuva para este final de semana. A Administração estima que 11 mil pessoas tenham afetadas pela inundação em Montenegro. O município confirma uma morte.

A primeira medida tomada pelo prefeito Gustavo Zanatta foi a suspensão da entrega de colchões às vítimas da enchente. Existe o receio de que eles se percam se houver outra inundação e a reposição, neste caso, seria praticamente impossível. Zanatta pede que as famílias atingidas não voltem para suas casas. Os abrigos não serão desativados e as equipes de apoio seguirão mobilizadas em toda cidade. “Quem está nos abrigos ou nas casas de parentes e amigos deve permanecer. Como o Rio está cheio, se chover forte, a subida será rápida e não haverá com salvar a todos”, alerta.

Zanatta pede que a comunidade siga mobilizada no auxílio às vítimas da enchente, tanto na limpeza das casas quanto na preparação de alimentos. Principalmente aqueles que ajudaram nos salvamentos, sobretudo os que possuem barcos, devem ficar atentos às redes sociais da Prefeitura para eventuais chamados em caso de necessidade.

“Nós estamos enfrentando a maior tragédia de nossa história. Mais de 11 mil pessoas foram atingidas de alguma forma. Infelizmente, uma pessoa morreu, mas este número seria muito maior se a população não tivesse ajudado nas ações de socorro”, destaca o prefeito. “Quero agradecer a cada um que auxiliou de alguma forma e pedir novamente este apoio. O fim de semana será de alto risco. Vamos preservar vidas”, conclui Zanatta.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895