Prefeitura quer instalar 500 câmeras de videomonitoramento em Porto Alegre

Prefeitura quer instalar 500 câmeras de videomonitoramento em Porto Alegre

Centro Integrado de Comando (Ceic) vai atuar interligado às secretarias municipais de Porto Alegre

Felipe Samuel

Prefeitura vai instalar câmeras de videomonitoramento, equipamentos de inteligência artificial e sistemas de informação

publicidade

Com o objetivo de otimizar a integração entre os órgãos que compõem a administração municipal, o Centro Integrado de Comando (Ceic) vai atuar interligado às secretarias municipais de Porto Alegre. Para reforçar a fiscalização da cidade, a prefeitura deve instalar 500 câmeras de videomonitoramento, equipamentos de inteligência artificial e sistemas de informação. A mudança foi anunciada nesta quinta-feira pelo prefeito Sebastião Melo e o secretário de Segurança, Alexandre Aragon.

De acordo com Melo, a estrutura onde funciona o Ceic vai abrigar “secretarias de ponta”. “Terá ponto focal no Dmae, na Fasc, nas secretarias de serviços, ou seja, tem mais integração, tecnologia e mais rapidez para atender o cidadão”, afirma, acrescentado que o Ceic deve ser renomeado como Centro Integrado de Serviços. Um decreto que será publicado nos próximos dias também vai permitir que empresas privadas e concessionários possam ter espaço dentro da estrutura.

“Por exemplo, (representantes) ônibus das empresas privadas podem ter uma cadeira aqui para poder acompanhar. A Gam3 Parks, que tem concessão do Parque Harmonia, no trecho 1 da orla do Guaiba, vai ter cadeira aqui. A CEEE também”, acrescenta. Conforme Aragon, o processo de aquisição das câmeras está em fase final. A meta é instalar parte dos equipamentos até o final do ano. Ele explica que a ideia é integrar as secretarias e evitar retrabalho da prefeitura. 

“Hoje a tecnologia já identifica se o indivíduo assaltou, se subiu num poste para furtar um fio, se ele está parado muito tempo e pode estar passando mal. E imediatamente já e acionado o Centro de Operações para isso. O Ceic é para otimizar e facilitar a vida do cidadão”, ressalta. O Ceic é gerenciado pela Secretaria Municipal de Segurança (SMSEG) e tem foco na prevenção e investigação de crimes por meio do videomonitoramento. A mudança vai proporcionar que as 2,3 mil câmeras monitoradas pelo órgão também sejam usadas para o acompanhamento da execução dos serviços nas ruas da Capital. 

Três órgãos passam a integrar as operações: Diretoria-Geral de Fiscalização (DGF), Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) e Defesa Civil Municipal. Eles se juntam ao sete que já atuam no Ceic: Guarda Municipal, Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb), Secretaria Municipal de Educação (Smed), Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) e Carris. Futuramente, entidades da sociedade civil e concessionárias de serviços da prefeitura poderão ser integrados à estrutura do Ceic.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895