Primeira edição do MenuPOA em 2024 teve anúncios de PPPs pelo prefeito Melo

Primeira edição do MenuPOA em 2024 teve anúncios de PPPs pelo prefeito Melo

Sebastião Melo foi o convidado na primeira edição do MenuPOA em 2024 e falou sobre o futuro da capital

Correio do Povo

Em seu discurso, Melo anunciou a criação de parcerias público-privadas para a manutenção de escolas e recolhimento de lixo, além da intenção de ampliar o horário de atendimento do comércio

publicidade

A Associação Comercial de Porto Alegre (ACPA) realizou nesta terça-feira a primeira edição do MenuPOA em 2024, tendo como pauta o futuro da capital. O convidado do encontro, realizado no salão nobre do Palácio do Comércio, no Centro Histórico, foi o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, que apresentou um balanço dos três primeiros anos de mandato e anunciou parcerias e projetos que serão encaminhados pela prefeitura nos próximos dias.

Além de criticar a prestação de serviços feita pela CEEE Grupo Equatorial na capital, Melo ressaltou também o potencial de Porto Alegre como uma cidade amiga do empreendedor. “O primeiro curso que um prefeito precisa fazer é o de malabarista. Os problemas estão na cidade, mas as soluções também. Uma prefeitura precisa ser criativa, mas não temos dinheiro para tudo. Ainda assim, é melhor cobrar menos imposto e arrecadar, do que aumentar o tributo e espantar o empreendedor da cidade”, contou.

Melo aproveitou a oportunidade para fazer anúncios importantes para a capital, principalmente no setor de parcerias público-privada (PPP). “Nesta semana vamos lançar nesta semana uma PPP sobre a questão do lixo de Porto Alegre. Hoje são 70 contratos e R$ 300 milhões. Vamos pegar este mesmo valor e modernizar esta área, do recolhimento ao destino final do lixo. Outra parceria que está saindo é da escola pública. Atualmente, para trocar uma lâmpada tem que fazer licitação. Nós vamos entregar esta gestão de reparos para o privado”, apontou.

O prefeito também confirmou a intenção de mandar para a Câmara de Vereadores uma mudança na lei para permitir que o comércio funcione durante a noite e em feriados, além da criação de uma PPP para enterrar a fiação de energia e de telecomunicações na capital. “São temas desafiadores que eu pretendo enfrentar. Não é possível que as companhias ganhem milhões e deixem fios pela cidade. E que a prefeitura tenha que arrumar com verba pública. Não vou liberar nenhum empreendimento novo sem que enterrem os fios na calçada”, afirmou Melo.

O prefeito aproveitou a oportunidade para criticar os serviços prestados pela CEEE Grupo Equatorial, citando que a prefeitura é a maior cliente da concessionária. Ao fim do discurso, Melo ainda respondeu a questionamentos dos associados da ACPA. A presidente da Associação Comercial, Suzana Vellinho, saudou o prefeito Melo por participar da primeira edição do MenuPOA em 2024.

“Todos somos empreendedores, e o prefeito é o grande empreendedor desta grande causa. Quanto mais ele fizer por Porto Alegre, mais ele fará por cada um de nós. Só que cada um tem a sua parcela de contribuição e responsabilidade. Ano passado, nós definimos as diretrizes pelas quais queremos nos empenhar”, falou Suzana. Na próxima semana, a ACPA realizará uma coletiva de imprensa para apresentar estes tópicos e como eles vão refletir na população.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895