Primeira reunião da Frente pela Santa Casa de Rio Grande acontece nesta segunda-feira

Primeira reunião da Frente pela Santa Casa de Rio Grande acontece nesta segunda-feira

Grupo é liderado pelo Simers e possui representantes de várias instituições

Angélica Silveira

publicidade

A primeira reunião do Grupo de Trabalho da Frente Estadual em Defesa da Santa Casa de Rio Grande está marcada para esta segunda-feira, no auditório do Instituto de Cardiologia do hospital. O grupo é liderado pelo diretor-geral e coordenador do Núcleo de Psiquiatria do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), Fernando Uberti, e é composto por gestores, autoridades, professores e instituições representativas estaduais e de Rio Grande. Além de integrantes da Frente, representantes da direção da Santa Casa estarão presentes no encontro.

A Frente é uma iniciativa conjunta do Simers e do Sindicato Médico do Rio Grande (Simerg) e tem como principais objetivos promover uma maior aproximação interinstitucional entre as diversas entidades de relevância local, regional e estadual no cenário representativo, político, acadêmico e empresarial, tornando claras as possibilidades de contribuição na manutenção e fortalecimento do Complexo Santa Casa. Segundo o Simers, a ideia é que na reunião desta segunda seja estabelecida uma agenda de ações, incluindo uma campanha de conscientização sobre a gravidade da situação que interfere no atendimento da região.

O Complexo Santa Casa tem três hospitais (geral, de cardiologia e psiquiátrico), com 397 leitos no total. “É o maior complexo da metade Sul do Estado, sendo referência para dezenas de cidades. Esperamos nesta segunda iniciar os trabalhos efetivos, com uma maior articulação e um posicionamento coeso para construir um plano de ação para sustentabilidade financeira emergencial do hospital, mantendo-o aberto e estrutural a longo prazo”, destaca o diretor-geral do Simers, Fernando Uberti.

A Frente é integrada também por representantes do Conselho Regional de Medicina do RS (Cremers), Universidade Federal do Rio Grande (Furg), Prefeitura de Rio Grande, Câmara de Vereadores, Câmara do Comércio da cidade, Assembleia Legislativa, 6º GAC do Exército, Secretaria Estadual de Saúde, Empresa Portos RS/Superintendência dos Portos RS e OAB Subseção Rio Grande. Atualmente, a direção da instituição é formada por uma governança eleita em assembleia dos sócios da Associação de Caridade Santa Casa do Rio Grande. O hospital é filantrópico, atende convênios particulares e presta serviços pelo Sistema Único de Saúde (SUS).


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895