Primeiro caso de dengue é confirmado na cidade de Estância Velha em 2024

Primeiro caso de dengue é confirmado na cidade de Estância Velha em 2024

Em dezembro, foram recolhidos 3.129 ovos do mosquito detectados em armadilhas ao longo dos bairros Rincão dos Ilhéus, Sol Nascente, União, Floresta e Lago Azul

Fernanda Bassôa

Em novembro os agentes de endemias inspecionaram 1.830 residências, e em dezembro 1.606 residências foram inspecionadas

publicidade

A Prefeitura de Estância Velha confirmou o primeiro caso de dengue no Município em 2024. O registro, que está sendo monitorado pela equipe de Vigilância em Saúde, foi identificado no bairro Campo Grande. Segundo levantamento do Executivo, em 2023 os índices da doença foram reduzidos em 95% em relação a 2022, que caíram de 1.687 para 86 casos. Entretanto, o serviço de prevenção foi ampliado no Município.

Em dezembro de 2023 foram colocadas armadilhas de monitoramento, pelo programa Ovitrampas, em diversos bairros da cidade. Após o recolhimento foram detectadas residências com mais de 100 ovos por armadilha, num total de 3.129 ovos recolhidos. Os bairros que apresentaram maior incidência foram Rincão dos Ilhéus, Sol Nascente, União, Floresta e Lago Azul.

Atualmente, 41 imóveis são monitorados quinzenalmente, com aplicação de inseticida. São feitas distribuições de telas protetoras de ralos e inspeção de bombonas expostas a água da chuva, que impedem a deposição de ovos do mosquito e, consequentemente, o desenvolvimento de larvas e pupas. Também são realizados mutirões de limpeza em áreas específicas como, por exemplo, cemitérios

De acordo com a Prefeitura de Estância Velha, o principal fator da redução de casos no Município se deu por conta da eficiência do trabalho realizado pelas visitas domiciliares permanentes, conduzidas pelos agentes de endemia. As visitas ocorrem durante o ano todo em todos os imóveis do município. Os moradores e proprietários recebem orientações quanto aos cuidados voltados para evitar a proliferação do Aedes aegypti.

Caso haja algum foco no momento da inspeção, os espécimes são devidamente coletados para posterior análise em laboratório próprio, e biolarvicida é usado em situações em que não é possível a remoção do depósito. O resultado da análise é informado dentro de poucos dias ao morador, juntamente com instruções que reforçam a importância de monitorar constantemente sua residência, comércio ou terreno. Em novembro os agentes de endemias inspecionaram 1.830 residências, e em dezembro 1.606 residências foram inspecionadas.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895