Primeiro dia útil do ano é marcado por falta de luz no Centro de Porto Alegre

Primeiro dia útil do ano é marcado por falta de luz no Centro de Porto Alegre

Comerciantes afirmam que as quedas de energias ocorrem com frequência e geram prejuízos

Paula Maia

Comerciantes reclamam do prejuízo com os produtos que precisam de refrigeração

publicidade

O primeiro dia útil do ano teve falta de luz na região Central de Porto Alegre. Bancos, lojas, hotel, restaurantes e farmácias foram atingidos pela queda de energia que iniciou às 10h.

O proprietário de um estabelecimento de produtos coloniais na rua dos Andradas, Juari Tenedini ressaltou que a situação é bem complicada para os comerciantes. Ele tem o estabelecimento há dois anos e afirma que as quedas de energia são frequentes.

“Estamos começando o primeiro dia de trabalho do ano sem luz. A falta de energia afeta os produtos, afeta o movimento da loja. Estamos muito decepcionados. É ruim para o comércio, principalmente para quem trabalha com alimentos. A CEEE não devolve esse prejuízo que a gente tem. Somos uma loja pequena, não temos gerador, e sem luz os clientes não entram. Temos prejuízo com os produtos que estragam e com a diminuição nas vendas”, declarou.

Gerente de uma rede de farmácia, também localizada na rua dos Andradas, Michele Silva comentou que entrou em contato com a CEEE, mas que não foi informado o motivo da queda.

“A gente perde venda, perde o cliente. Temos produtos de geladeira que tem que ter um grau de temperatura. É bem complicado ficar sem energia, e fora que aqui dentro, sem luz, não funciona o ar-condicionado, aí a gente também fica sem ventilação adequada”, destacou a Michele.

O hotel situado no Shopping Rua da Praia também sofre com as quedas de luz. De acordo com uma funcionária, a lotação está na média e ninguém ficou preso no elevador, mas a situação incomoda muitos os hóspedes que reclamam de ter que usar as escadas.

“Já faltou luz quando o hotel estava com 90% de lotação. Falta bastante aqui nessa região e não sabemos o porquê”, falou.

A agência Praça da Alfandega da Caixa Econômica Federal também foi atingida pela queda de energia elétrica. Gerentes do banco estavam na frente da agência avisando os correntistas da situação e indicando outras agências para as operações bancárias. O atendimento em alguns caixas eletrônicos ainda era possível devido ao equipamento de proteção contra a queda de energia.

Com a falta de luz, a estação de bombeamento de águas pluviais, localizada na avenida Ipiranga ficou parada. De acordo com o Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE) , o funcionamento deve voltar no decorrer do dia, e não afetou o fornecimento de água por ser uma estação de esgoto.

Devido a falta de luz que afetou a região central, a Secretaria da Fazenda orientou que os contribuintes não se deslocassem para a loja de atendimento em busca de guias de IPTU, e reforçou que o vencimento é em 8 de fevereiro.

De acordo com a CEEE Equatorial houve o desligamento de um transformador da subestação PAL 04, equipamento de responsabilidade da empresa MEZ Transmissora.

“A falha ocasiona a interrupção no fornecimento de energia para clientes da região Central de Porto Alegre, que estão sendo gradualmente religados. A CEEE Equatorial destaca que está apurando junto à MEZ as causas do incidente”, diz a nota enviada pelo grupo.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895