Primeiro dia de emissão do IPTU 2023 gera filas enormes na Secretaria da Fazenda, em Porto Alegre

Primeiro dia de emissão do IPTU 2023 gera filas enormes na Secretaria da Fazenda, em Porto Alegre

Contribuintes, em sua maioria idosos, reclamam que não sabem ou não conseguem emitir o documento

Felipe Faleiro

Loja da SMF, no Centro Histórico da Capital, registrou nesta manhã filas que dobravam a esquina

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Esta segunda-feira é o primeiro dia de emissão das guias do IPTU 2023 em Porto Alegre, e o que se viu foi filas enormes e muitas pessoas, especialmente idosos, sem compreender o novo formato digital. A partir deste ano, o documento não é emitido mais em papel em nenhum formato, tanto no pagamento à vista, quanto no parcelado em até 10 vezes sem juros. Portanto, também não é mais enviado à casa dos contribuintes. Em 2022, apenas a guia de pagamento à vista ia pelos Correios.

Quem necessita quitar o tributo tem duas alternativas: emitir o IPTU no site da Prefeitura ou, em uma parceria também inédita, retirá-la presencialmente em 18 locais disponíveis. São 17 subprefeituras habilitadas, mais o Tudo Fácil Zona Norte, além da já tradicional loja da Secretaria Municipal da Fazenda (SMF), no Centro Histórico. Este segundo motivo, aliado às dúvidas quanto ao pagamento, fizeram com que cerca de 100 pessoas, algumas com mobilidade reduzida, enfrentassem a chuva fina que caiu hoje, no começo da manhã. 

Somado a isto, houve ainda reclamações de que a liberação das guias ocorreu muito tarde. Segundo a Prefeitura, a partir das 8h30min. A Administração relata que avisou sobre o horário, porém houve quem buscou obter o documento mais cedo, e acabou se frustrando. A aposentada Cecília Knoff, 72 anos, e moradora do Centro Histórico, chegou às 6h30min à fila da SMF, sendo a primeira pessoa no local. “Não tem muito o que fazer, temos que esperar. Moro sozinha, e não tenho filho, parente, ou qualquer pessoa que retire para mim. É muito difícil”, relatou ela.

A também aposentada Maria Aparecida Dias Rodrigues, 57, moradora do bairro Partenon, utiliza duas muletas para se locomover, e também estava em frente à SMF, porém em outro ponto. Em razão de sua condição de saúde, precisa pedir para que amigos e parentes a levem e busquem, ou ainda faz uso de automóvel de aplicativo. “Está muito mal organizado isto aqui. Já me incomodo com a Prefeitura há anos, porque ficou um parcelamento do tempo da minha mãe que meus irmãos vão pagar. Estou com problemas no joelho desde maio de 2022.

Maria Aparecida disse ainda que esteve presencialmente no local na última sexta-feira e não sabia que não estava aberto. Mais tarde, tentou atendimento via WhatsApp e pelo 156, mas não obteve resultado. “Foram mais de 15 intervenções, tudo gravado. Todo mês venho aqui pagar o IPTU, e está ruim ficar caminhando. A gente está com o peso todo em cima da muleta”, contou ela, que tinha se programado para pagar o tributo até o final do ano passado, mas não conseguiu por um atraso no recebimento do INSS. 

Mais pessoas, que não quiseram se identificar, também reclamaram do atendimento. O superintendente da Receita Municipal, Christian Fouchard Justin, disse que o maior movimento de contribuintes para esclarecer dúvidas ocorre justamente nos três primeiros e nos três últimos dias. Ainda, afirmou que o pagamento do IPTU com desconto foi prorrogado para o dia 8 de fevereiro para o atual exercício, ante o 2º dia útil de janeiro, que era praticado desde então. “Não há necessidade de vir procurar o atendimento hoje”, comentou.

A respeito das grandes filas registradas, o superintendente reforçou a necessidade de se utilizar os canais digitais. “Porém, sabemos que a população não é 100% digital. É sempre importante que aquele pessoal de mais idade, que às vezes não tem acesso ao computador, peça auxílio de alguém neste momento. Em último caso, podem buscá-la presencialmente”. De acordo com Justin, a Prefeitura espera arrecadar com o IPTU e taxa de lixo R$ 1,3 bilhão, dos quais R$ 650 milhões até 8 do próximo mês.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895