Primeiro servidor de Esteio vítima da Covid-19 é homenageado

Primeiro servidor de Esteio vítima da Covid-19 é homenageado

Cláudio Barbosa de Almeida, 60 anos, era motorista da ambulância do Hospital São Camilo

Fernanda Bassôa

A presidente do Sindicato, diz que o ato também é para chamar atenção sobre os cuidados com os profissionais da saúde

publicidade

Profissionais da saúde, funcionários do Hospital São Camilo e representantes do Sindicato dos Servidores Municipais de Esteio (Sisme) realizaram um ato no final da manhã desta sexta-feira em homenagem ao primeiro servidor de Esteio que morreu vítima do novo coronavírus. O falecimento de Cláudio Barbosa de Almeida, 60 anos, que há mais de 20 anos conduzia a ambulância do hospital, aconteceu em 24 de agosto, em Porto Alegre.

A presidente do Sindicato, Graziela Oliveira Neto, diz que o ato também é para chamar atenção sobre os cuidados com os profissionais da saúde. “Não queremos perder mais colegas, perder outras vidas. Estamos aqui reforçando a importância da testagem dos profissionais que atuam na linha de frente, da aquisição e distribuição dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) entre os servidores. Precisamos trabalhar na prevenção.” Graziela diz que o último levantamento feito pelo Sindicato apontava mais de 70 profissionais do hospital positivados pelo novo coronavírus.

A filha do motorista Almeida, Gabriela Rabago, 38 anos, que participou da homenagem realizada na área externa do hospital, disse que o momento é muito triste. “Infelizmente meu pai virou um número. Ele é parte do índice dessa doença, dessa pandemia. Eu espero que isso passe. Há ainda muitas famílias lutando contra Covid-19. É preciso investimentos.”

Em nota, a Prefeitura de Esteio informou que desde o início da pandemia do novo coronavírus (COVID-19), a Fundação de Saúde Pública São Camilo de Esteio (Hospital São Camilo) formou um comitê de enfrentamento à doença e adotou procedimentos para reduzir o risco de contágio entre os servidores da instituição, como a distribuição periódica de equipamentos de proteção individual (EPIs) aos funcionários, máscaras de proteção, viseiras, óculos, luvas, toucas, macacão de segurança, colocação de dispensers de álcool gel em salas e corredores, entre outras medidas. Além disso, desde o dia 4 de agosto a casa de saúde conta com um espaço exclusivo para o atendimento de funcionários que apresentem sintomas da Covid-19.

O Ambulatório Covid atua junto ao Serviço Especializado em Engenharias de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT). Ao procurar o serviço, que funciona por agendamento, o funcionário do São Camilo passa, primeiramente, por uma triagem. Depois, ele consulta com um médico, que poderá indicar a necessidade de exame PCR, com coleta de material da garganta e do nariz do paciente. O servidor é afastado enquanto aguarda o resultado do teste. Se der positivo, o afastamento é de 14 dias. Se der negativo, o servidor volta para o trabalho.

Com relação ao óbito do servidor, a Administração manifestou-se da seguinte forma: “Infelizmente e com pesar, a Fundação registrou, no dia 24 de agosto, o falecimento de Cláudio Barbosa de Almeida, de 59 anos, condutor de ambulância da instituição. Colaborador do hospital há 20 anos, Cláudio foi o primeiro servidor da Administração Municipal de Esteio a ir a óbito por COVID-19. Ele foi internado inicialmente na UTI da Fundação, no dia 2 de agosto, sendo transferido, no dia 18, para o Hospital de Clínicas de Porto Alegre, onde faleceu.”

No dia 26 de agosto, colegas, amigos e familiares realizaram uma primeira homenagem a Cláudio, realizada na frente do São Camilo. 

 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895