Princípio de incêndio é controlado na Santa Casa, em Porto Alegre

Princípio de incêndio é controlado na Santa Casa, em Porto Alegre

Fogo originou-se na casa de máquinas da lavanderia

Correio do Povo

publicidade

O 1º Batalhão de Bombeiros Militar (1º BBM) mobilizou três viaturas na manhã desta quinta-feira para combater um princípio de incêndio registrado no Complexo Hospitalar da Santa Casa, no Centro Histórico de Porto Alegre. O sinistro ocorreu por volta da 10h30min na rua Sarmento Leite, entre o Hospital Santa Rita e a sede da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Uma densa fumaça escura gerada pelo fogo, que espalhou-se pelos dutos, chamava a atenção até externamente. 

“As guarnições conseguiram rapidamente apagar os focos”, resumiu o oficial de serviço do 1º BBM, capitão Felipe Backes. Ele disse que os pacientes e funcionários do 1º e do 2º pavimento do Hospital Santa Rita afastaram-se por precaução de onde estavam por se encontrarem mais próximos do prédio da lavanderia. Conforme o Complexo Hospitalar da Santa Casa, não houve o acionamento de nenhum protocolo de evacuação.

Policiais militares do 9º BPM prestaram apoio no entorno, além dos agentes da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), que bloquearam parcialmente o trecho da rua Sarmento Leite. Houve congestionamento nas imediações durante o atendimento da ocorrência.

Conforme a direção do Complexo Hospitalar da Santa Casa em nota oficial, o fogo foi registrado na casa de máquinas da lavanderia e foi “prontamente controlado”. “Felizmente, não há registro de feridos e não foi necessária a evacuação de pacientes de qualquer uma das unidades da Santa Casa. Os danos materiais são de pequeno porte e as causas ainda serão apuradas”, informou. 

Inaugurada no ano passado, a lavanderia fica em um prédio próprio de dois andares. O setor é responsável por lavar e higienizar por dia aproximadamente 15 toneladas entre roupas, lençóis, fronhas, cobertores e toalhas hospitalares.

Os prejuízos estão sendo avaliados pela direção do Complexo Hospitalar da Santa Casa. A equipe de engenharia elétrica da instituição deve agora apurar as causas do princípio de incêndio.  

No dia 2 deste mês, um outro susto havia sido registrado na área hospitalar da Capital. No Hospital Nossa Senhora da Conceição (HCC), na rua Francisco Trein, no bairro Cristo Redentor, um princípio de incêndio que atingiu a sala de quadros elétricos, no 1º andar do prédio. Houve necessidade de evacuação de duas enfermarias e do setor de emergência, sendo retirados pacientes e funcionários. Três viaturas do 1º BBM foram mobilizadas.    

Na ocasião, cerca de 30 pessoas internadas foram transferidas para outras instituições de saúde, como o Hospital de Pronto Socorro, Hospital Cristo Redentor, Hospital de Clínicas, Hospital Vila Nova e Hospital Moinhos de Vento. Já os pacientes da UTI do Hospital Criança Conceição foram levados para a Emergência do Hospital Cristo Redentor.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895