Problemas na área financeira lideram queixas no Procon de Santa Cruz do Sul

Problemas na área financeira lideram queixas no Procon de Santa Cruz do Sul

O relatório anual mostrou uma queda de 5,8% nos atendimentos no ano passado em relação a 2019

Otto Tesche

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Os atendimentos relacionados à área de assuntos financeiros lideraram no ano passado as queixas junto ao escritório municipal do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Santa Cruz do Sul, com 32,33% dos atendimentos. As principais reclamações são relativas a empréstimos, financiamentos e cartões de crédito e problemas com bancos e financeiras. Um dos casos mais comuns foi o de consignados não contratados, que são descontados diretamente da conta de aposentados e pensionistas.

Entre as demais queixas que se destacaram em 2020 estão os atendimentos referentes a serviços essenciais (27,51%), produtos (19,68%) e serviços privados (17,7%), além de habitação (0,40%) e saúde (3,01%). No ano anterior, os serviços essenciais tiveram o maior número de reclamações (46,43%), com destaque para problemas com as operadoras de telefonia fixa e móvel e também serviço de fornecimento de energia elétrica, principalmente queixas a respeito de cobranças indevidas. As outras áreas foram assuntos financeiros (20,49%), produtos (18,42%), serviços privados (14,10%) e saúde (0,56%).

O relatório anual mostrou uma queda de 5,8% nos atendimentos no ano passado em relação a 2019. De acordo com o levantamento feito pelo órgão, foram 516 serviços prestados entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2020 no município. Por causa da pandemia do novo coronavírus, o Procon criou canais adicionais por e-mail, WhatsApp e telefone para as pessoas receberem orientações e encaminharem suas demandas. Os atendimentos foram retomados na área interna em outubro, com as precauções necessárias de higienização e controle de temperatura, entre outras.

Os atendimentos são prestados por WhatsApp no número (51) 3711-4548 ou pelo Procon Fone 151, no e-mail procon@santacruz.rs.gov.br, e ainda presencialmente. O registro das reclamações somente é feito de forma presencial, mas é possível resolver dúvidas pelo telefone. O horário de atendimento é das 9 horas às 13h30, de segunda a sexta-feira. O escritório está localizado na rua Galvão Costa, 755, no Pavilhão Central do Parque da Oktoberfest.


Correio do Povo
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