Proerd forma 400 alunos de 11 escolas da área de atuação do 9º BPM em Porto Alegre

Proerd forma 400 alunos de 11 escolas da área de atuação do 9º BPM em Porto Alegre

Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência é desenvolvido há 25 anos pela Brigada Militar

Correio do Povo

Entrega do certificado de conclusão ocorreu no Theatro São Pedro

publicidade

Cerca de 400 alunos de 11 escolas de Porto Alegre receberam, na manhã desta quarta-feira, o certificado de conclusão do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), desenvolvido há 25 anos pela Brigada Militar no Rio Grande do Sul. A formatura realizada pelo 9º BPM ocorreu no Theatro São Pedro, no Centro Histórico. Houve homenagens, juramento e a presença do mascote do Proerd, que é um leão que simboliza a força de proteção da família, além da Banda de Música da BM.

O comandante do 9º BPM, tenente-coronel Fábio da Silva Schmitt, aproveitou o evento e confirmou que uma nova turma de 400 estudantes será constituída no segundo semestre deste ano. Os encontros dentro das escolas ocorrem uma vez por semana. Na área de atuação do batalhão existem 53 estabelecimentos de ensino públicos e privados.

Segundo o tenente-coronel Fábio da Silva Schmitt, o Proerd enfatiza sobretudo o resistir às drogas e às pressões. “O programa atua na prevenção do uso de drogas e da violência”, resumiu. “Esse é o papel do policial militar lá fardado como um amigo, como um conselheiro, como um exemplo para as crianças e que ela cresçam longe das drogas e que no futuro não sejam infratores ou incidam em crimes. Então que elas se mantenham longe das drogas”, disse comandante do 9º BPM.

Responsável pelo Comando de Policiamento da Capital (CPC) da Brigada Militar, coronel Luciano Moritz Bueno, frisou que o Proerd é “um programa institucionalizado na BM e tem por objetivo trabalhar os programas de prevenção primária”. De acordo com ele, mais de 1,5 milhão crianças já passaram pelo Proerd e muitas até se tornaram policiais militares. “Para nós, o motivo de orgulho é saber que esse programa está vivo e latente, formando novas crianças”, destacou.

“Nós, como instituição Brigada Militar, focamos diuturnamente no combate à criminalidade e sabemos ser um reflexo a longo prazo de problemas com raízes mais profundas. O fato é que a instituição busca todos os dias mudar a sociedade e no caso do Proerd é aproximação dos policiais militares das crianças, ensinando que é certo e errado, certamente contribui para que no futuro não tenhamos que agir”. Para o comandante do CPC, a criança crescerá “com bons valores, defendendo a paz e o bem”, afirmou o coronel Luciano Moritz Bueno.

O Proerd da Brigada Militar é inspirado no programa norte-americano Drug Abuse Resistance Education (D.A.R.E.), criado em 1983, por uma força-tarefa formada por policiais de Los Angeles, com o intuito de quebrar o ciclo de abuso de drogas relacionado cada vez mais com condutas criminosas e prisões.

O currículo do Proerd ensina os jovens como controlar seus impulsos e pensar nos riscos e nas consequências, o que resultará em escolhas mais responsáveis. Para a Brigada Militar, ao ensinar aos jovens a tomarem decisões seguras e responsáveis, eles serão capazes de fazer escolhas saudáveis, não somente sobre drogas, mas em todos os aspectos da vida.

Em 1998, os primeiros instrutores da Brigada Militar foram formados em São Paulo. Com novos instrutores e apoio governamental, o Proerd ampliou a abrangência no Rio Grande do Sul, consolidando-se como política pública de prevenção às drogas com a aprovação da lei estadual nº 13.468, de 15 de junho de 2010.

“Como a principal função da iniciativa da Brigada Militar é prevenir o uso e o abuso de drogas, o programa é realizado nas escolas, onde estão as crianças e adolescentes. O Proerd visa a proteção da criança e do adolescente e para isso, são realizadas atividades educativas que influenciarão no futuro dos alunos do programa e farão com que pratiquem, em suas vidas, as estratégias e habilidades aprendidas, levando a escolhas seguras e responsáveis”, explica a instituição em seu site.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895