Programa educacional de combate às drogas forma 1,2 mil alunos em Alvorada

Programa educacional de combate às drogas forma 1,2 mil alunos em Alvorada

Pais, professores e estudantes lotaram o ginásio municipal Tancredo Neves, no bairro Bela Vista

Felipe Samuel

Estudantes acompanharam pelas ruas da cidade o trajeto percorrido pelo mascote do Proerd

publicidade

Alunos de escolas municipais, estaduais e privadas de Alvorada, na Região Metropolitana, participaram nesta quarta-feira da cerimônia de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), um projeto onde os policiais militares fardados e treinados desenvolvem um curso de prevenção às drogas e à violência em sala de aula. Pais, professores e estudantes lotaram o ginásio municipal Tancredo Neves, no bairro Bela Vista.

Mesmo com sol e temperatura acima dos 30ºC, centenas de estudantes acompanharam pelas ruas da cidade o trajeto percorrido pelo mascote do Proerd, um leão, que se deslocou até o local da formatura em cima de um caminhão do Corpo de Bombeiros Militar (CBM). O técnico eletricista Paulo Sérgio de Souza Dick aguardava pela formatura do filho Vitor, 11, que é aluno da Escola Municipal Aparício Borges, localizada no bairro Bela Vista.

Após dez aulas do programa educacional, Dick avalia que já percebeu mudanças no comportamento do filho. Entre os pontos destacados estão a organização e a disciplina para realizar as temas de casa. “Se limitava um pouco a fazer as coisas, mas depois melhorou bastante, ficou organizado. Ele mesmo se cobra nos horários, na organização. Está muito melhor”, sustenta, acrescentando que as tarefas estão em dia. “Não preciso mais cobrar, aliviou essa parte”, diverte-se.

Dick destaca o fortalecimento do Proerd na cidade. “Alguns anos atrás não tinha. Foi inovador para o município, para os alunos. É uma coisa que a gente não teve no passado e eles estão tendo essa oportunidade”, observa. O comandante do 24º BPM, major Márcio Leandro da Silva, afirma que as aulas têm ênfase na prevenção ao uso de drogas. A faixa etária dos alunos vai de 10 a 16 anos. “É uma edição inédita de formatura do Proerd, pois são 1,2 mil alunos formados, instrumentalizados a tomarem uma atitude correta e saudável em termos de escolha de vida”, destaca.

Silva reforça que o programa é o carro-chefe da BM e serve para a prevenção primária juntos aos estudantes. “Todas as lições são protocoladas, os ensinamentos, como o instrutor vai fazer, como portar-se em sala de aula, como ele cria o vínculo e como ensina a criança ou o adolescente a ter essa tomada de decisão segura”, completa. Com os 800 formandos do primeiro semestre, o Proerd totaliza este ano 2 mil alunos formados. 

 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895