Projeto busca facilitar descarte correto em Esteio

Projeto busca facilitar descarte correto em Esteio

Ação consiste na colocação de contêineres como ecopontos descentralizados

Correio do Povo

Projeto busca facilitar descarte correto em Esteio

publicidade

O projeto Ecolegal foi criado pela Prefeitura de Esteio, na região Metropolitana, a fim de auxiliar e conscientizar os moradores a efetuarem o descarte correto de galhos, entulhos e restos de materiais de construção. A ação consiste na colocação de contêineres, considerados ecopontos descentralizados, em locais estratégicos na cidade. A ação já funciona no bairro São José, onde há dois recipientes localizados no fim da rua São Borja. “Antigamente, o pessoal depositava restos de móveis e entulhos na beira do arroio, deixando o ambiente sujo e mal cheiroso. Hoje, com o local adequado para fazer o descarte, o espaço ganhou outro aspecto”, diz a moradora Ana Maria Bittencourt de Almeida, de 29 anos.

O material descartado nos contêineres é gerenciado pela Secretaria de Obras, que, conforme o cronograma das equipes,faz o encaminhamento correto. Segundo o prefeito Leonardo Pascoal, além de garantir um local adequado e de fácil acesso para o descarte de entulhos, o projeto visa a reduzir o impacto ambiental causado com o depósito irregular nas margens e leitos dos arroios Esteio e Sapucaia. Os próximos ecopontos serão instalados perto do Campo do Ouro Verde, também no bairro São José, e na rua Monteiro Lobato, no Novo Esteio.

A cidade tem ainda o Ecoponto central, que funciona de segunda a sábado, das 8h às 20h, na rua da Paz. O espaço recebe, de forma gratuita, papel, plástico, vidros, restos de obras, madeira, podas de árvores e móveis velhos. Podem ser deixados também pneus, lâmpadas e óleo vegetal, que são recebidos apenas da população, devendo as empresas fazerem o descarte adequado dos resíduos de outros meios. O material deve ser separado antes da destinação ao Ecoponto.

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895