Projeto da iluminação pública de Sapiranga inicia fase de modelagem

Projeto da iluminação pública de Sapiranga inicia fase de modelagem

Parceria entre prefeitura e BRDE prevê modernização do sistema através de PPP

Correio do Povo

publicidade

O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e a prefeitura de Sapiranga celebraram, nesta sexta-feira (31/3), o contrato que dá a largada aos estudos para estruturação da Parceria Público-Privada (PPP) da iluminação pública da cidade. O objetivo é qualificar o sistema com a substituição de cerca de 10.400 pontos de luz para tecnologia LED. A medida pretende dar maior segurança aos moradores e reduzir os gastos com o consumo de energia elétrica.

A assinatura do termo e da ordem de serviço aconteceu em evento no South Summit Brazil, em Porto Alegre, e contou com as presenças da prefeita Carina Nath Corrêa e do diretor de Planejamento do BRDE, Otomar Vivian. O banco será responsável pela coordenação da estruturação completa do projeto de concessão, o que contempla o diagnóstico da infraestrutura atual, modelagem técnica, econômico-financeira e jurídica, bem como suporte no processo licitatório. 

Conforme a prefeita, a expectativa que todas essas etapas estejam concluídas no prazo de até um ano.  “Queremos qualificar, ganhar em eficiência nos serviços que prestamos para a nossa comunidade”, acentuou Carina Nath. Com uma população estimada acima dos 82 mil habitantes, Sapiranga tem na indústria calçadista seu maior potencial de desenvolvimento econômico.

Para realizar a estruturação da PPP, o BRDE e a prefeitura terão o suporte nos estudos técnicos do Consórcio Pontos de Luz, formado pelas empresas Houer Consultoria e Viana Castro Advogados, que está realizando a modelagem da iluminação pública do município de Santa Maria, que é a primeira participação direta do banco em projetos de concessão. e Santa Maria com coordenação do BRDE. O mesmo consórcio já atuou na consultoria e modelagem da PPP da iluminação pública em Porto Alegre e em Caxias do Sul,

“Essa parceria com os municípios, com todo o aparato técnico na modelagem de PPPs, segue uma diretriz muito clara do governo do Estado em apoiar iniciativas relevantes para a população. Somos parceiros das prefeituras não só no crédito, mas também na assistência na elaboração dos projetos”, destacou Vivian.  


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895