Projeto de restauro de prédio histórico de Pelotas deve ficar pronto em seis meses

Projeto de restauro de prédio histórico de Pelotas deve ficar pronto em seis meses

O contrato para restauração do local já foi assinado

Angélica Silveira

Construído na década de 20, o prédio está fechado desde 2010.

publicidade

O último prédio localizado no Centro Histórico de Pelotas que ainda não foi restaurado irá abrigar a Escola de Gastronomia do SENAC após concluído. A Prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas já assinou o contrato que prevê o projeto executivo de restauro do local.

A iniciativa foi contemplada pelo Iconicidades do Governo do Estado em parceria com a Fecomércio. O local, onde já funcionou o Branco do Brasil e a Secretaria Municipal de Finanças, encontra-se fechado. Em seis meses, o projeto de restauro deverá ser apresentado pela empresa contratada para passar por licitação.

Em 2021, a Prefeitura em parceria com a Fecomércio inscreveu o prédio, no programa estadual a proposta de revitalização da construção localizada na esquina da Praça Coronel Pedro Osório com a rua Quinze de Novembro ( Largo do Mercado). A edificação foi construída entre os anos de 1926 e 1928 para sediar a 19ª agência do Banco do Brasil do país. Tempos depois o prédio foi ocupado pela Secretaria Municipal de Finanças até 2010, quando foi fechado

Já está em processo de licitação o projeto de restauro do telhado. A Sete Arquitetura e Restauro terá um recurso de pouco mais de R$ 356,5 mil para a execução do serviço. A edificação faz parte do patrimônio cultural da cidade e é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895