Projeto do Cievs Uruguaiana está entre os 20 melhores do país

Projeto do Cievs Uruguaiana está entre os 20 melhores do país

Mostra começa nesta segunda-feira em Brasília

Fred Marcovici

Projeto foi classificado para ExpoCievs em uma seleção que contou com a participação de unidades do Cievs de todo o Brasil

publicidade

O Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde de Uruguaiana (Cievs) teve o seu projeto classificado para ExpoCievs em uma seleção que contou com a participação de unidades do Cievs de todo o Brasil. Foram 134 projetos apresentados e o de Uruguaiana - vinculado à Secretaria Municipal de Saúde (SMS) - ficou entre os 20 primeiros classificados. A “Mostra Competitiva” que vai acontecer em Brasília, nesta segunda-feira, mostrará as iniciativas e práticas mais bem-sucedidas no país.

A Rede Cievs tem a finalidade de detectar, monitorar, realizar alertas e trazer respostas para eventos com potencial de se tornarem emergências em saúde pública. Atualmente, são 134 unidades no país. Elas se dividem entre Cievs Nacional, centros regionais, estaduais, municipais fronteiras e distritos indígenas.

O trabalho elaborado pela equipe de Uruguaiana leva o título "Comunicação para a tomada de decisão: Cievs Fronteira na implantação de controle sanitário na fronteira Uruguaiana/Paso de los Libres". No projeto, o grupo relata como foi feito e os resultados do trabalho da barreira sanitária montada na Aduana - acesso à Ponte Internacional que liga as duas cidades do Brasil e da Argentina.

A iniciativa visou mapear os trajetos de partida e destino de pessoas que entravam no Brasil. A ação teve o objetivo de monitorar e controlar a entrada e disseminação de variantes da Covid-19 no território nacional. As 20 instituições classificadas para a exposição em Brasília vão concorrer a uma viagem de estudos para a sede da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/OMS), que fica em Washington, capital dos Estados Unidos.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895