Projeto Help abraça frequentadores da estação Mathias Velho da Trensurb

Projeto Help abraça frequentadores da estação Mathias Velho da Trensurb

Ação Vida sobre Trilhos levou voluntários a Canoas para ouvir pessoas que lidam com ansiedade, solidão, pânico e outros problemas de saúde mental

Christian Bueller

Voluntários conscientizam sobre a saúde mental e valorização da vida

publicidade

Assim que usuários do metrô passavam pela catraca, um cartaz empunhava a mensagem: “se você está tendo um dia difícil, me dê um abraço”. A ação, do Projeto Help, organização que atende pessoas com necessidades atreladas a problemas de saúde mental, ocorreu neste sábado, na Estação Mathias Velho da Trensurb, em Canoas, região metropolitana. Muitos abraços apertados ocorreram, entre 10h e 12h.

A parceria entre iniciativa e a empresa, chamada de Vida sobre Trilhos, já atendeu, desde outubro do ano passado, 7,7 mil usuários do metrô nos seis municípios atendidos pela linha do trem. Voluntários do projeto distribuem mensagens motivacionais aos passageiros e frequentadores da estação e oferecem um local de escuta qualificada, o “Cantinho do Desabafo”, onde ficam à disposição para ouvir e conversar com quem esteja necessitando de apoio emocional. Além disso, eles promovem dinâmicas interativas diversas buscando incentivar que o público participante da ação alcance suas próprias histórias de superação.

Os participantes do projeto são, em geral, pessoas que já venceram esses problemas, muitas vezes vistos como tabu na sociedade. Desse modo, eles procuram realizar um trabalho social, apresentando, por meio de suas próprias histórias de vitória, ferramentas para que outras pessoas também possam superar questões de ordem emocional e reconstruir sua saúde mental. Um destes palestrantes em Canoas é Rafael Souza da Silva. “Além das estações, agora estamos falando nossas experiências com as escolas da região, com a autorização Secretaria de Educação de Canoas. Na última semana, conversamos com mais de 240 alunos”, lembrou.

Conforme a coordenação do projeto Help no estado, de janeiro a setembro do ano passado, foram contabilizados, em Canoas, pelo menos 22 casos de suicídio e 147 ocorrências de lesões autoprovocadas. Segundo a Organização Mundial da Saúde, mais de 300 milhões de pessoas em todo o planeta sofrem de depressão. A cada 40 segundos, uma pessoa, no mundo, tira a própria vida. E o Rio Grande do Sul, historicamente, é o estado com a maior taxa de suicídio do Brasil, que chega a 12,4 mortes a cada 100 mil habitantes.

O projeto disponibiliza ainda o acompanhamento das pessoas atendidas por parte dos voluntários e conta também com atendimento por telefone e WhatsApp, por meio do número nacional (11) 4200-0034.

Confira as próximas ações:

6 de maio, na Estação Sapucaia

13 de maio, na Estação Mercado (Porto Alegre)

20 de maio, na Estação Canoas

27 de maio, na Estação São Leopoldo

3 de junho, na Estação Novo Hamburgo

10 de junho, na Estação Mathias Velho (Canoas)

17 de junho, na Estação Sapucaia

24 de junho, na Estação Mercado (Porto Alegre)


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895