Projeto Help desembarca na Estação Sapucaia, no Vale dos Sinos

Projeto Help desembarca na Estação Sapucaia, no Vale dos Sinos

Voluntários distribuem mensagens motivacionais e ouvem usuários que passam por problemas de saúde mental

Correio do Povo

Maria Eduarda Scheffer é a coordenadora da iniciativa na cidade

publicidade

A Estação Sapucaia da Trensurb, no Vale dos Sinos, recebeu, na manhã deste sábado, uma nova ação “Vida sobre Trilhos”, do projeto Help, focada em saúde mental e valorização da vida. Voluntários do projeto distribuem mensagens motivacionais aos usuários do metrô e oferecem um local de escuta qualificada. Com o “Cantinho do Desabafo”, ficam à disposição para ouvir e conversar com quem esteja necessitando de apoio emocional.

Segundo a coordenadora da iniciativa em Sapucaia do Sul, Maria Eduarda Scheffer, muitas pessoas que não têm com quem dialogam encontram uma porta de entrada para deixarem a “invisibilidade”. “Já entregamos mais de 500 cartas, sendo 200 na ação mais recente. E, tivemos 15 atendimentos desde outubro, quando iniciou a parceria com a Trensurb”, contou. A próxima edição do “Vida sobre Trilhos” na cidade acontece em junho. No próximo sábado, o projeto Help desembarca na Estação Mercado, em Porto Alegre.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, mais de 300 milhões de pessoas em todo o planeta sofrem de depressão. A cada 40 segundos, uma pessoa, no mundo, tira a própria vida. E o Rio Grande do Sul, historicamente, é o estado com a maior taxa de suicídio do Brasil, que chega a 12,4 mortes a cada 100 mil habitantes.

O projeto disponibiliza ainda o acompanhamento das pessoas atendidas por parte dos voluntários e conta também com atendimento por telefone e WhatsApp, por meio do número nacional (11) 4200-0034.

Confira as próximas ações:

13 de maio, na Estação Mercado (Porto Alegre)

20 de maio, na Estação Canoas

27 de maio, na Estação São Leopoldo

3 de junho, na Estação Novo Hamburgo

10 de junho, na Estação Mathias Velho (Canoas)

17 de junho, na Estação Sapucaia

24 de junho, na Estação Mercado (Porto Alegre)


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895