Projeto Help estimula valorização da vida na Estação Mercado da Trensurb

Projeto Help estimula valorização da vida na Estação Mercado da Trensurb

Voluntários conversaram com usuários e proporcionaram momentos de alento a quem enfrenta problemas como ansiedade e depressão

Felipe Faleiro

Usuários da Trensurb receberam cartas com mensagens de incentivo e contatos

publicidade

Ajudar quem mais precisa, estender a mão nos momentos de angústia. Estes são alguns dos objetivos do Projeto Help, que, na manhã deste sábado, realizou uma nova ação de conscientização e conversas com usuários da Trensurb, desta vez na Estação Mercado, em Porto Alegre. Voluntários confeccionaram cartinhas com mensagens de superação e conversaram com quem apenas quis se fazer ouvir por alguns momentos.

“O projeto nasceu pela necessidade de auxiliar pessoas com desejos de automutilação, ansiedade, depressão, aquela sensação de vazio dentro do peito, entre outros. Sabemos exatamente o que elas estão passando, porque nós também já passamos por isto. E, às vezes, uma palavra pode mudar tudo”, explicou a coordenadora do Help em Porto Alegre, Fabiana Martens.

Todos os sábados, o projeto percorre diferentes estações, tanto na Capital, como na Região Metropolitana. Em três meses, estima o coordenador estadual, Leandro Sousa, 150 mil pessoas já foram alcançadas. “Várias delas, que foram atendidas no que chamamos de cantinho do desabafo, estão sendo acompanhadas pelos voluntários, algumas presencialmente, outras pelo WhatsApp”, afirmou ele. As histórias relatadas pelos voluntários mostram que o projeto traz muitas vezes o alento tão desejado.

“Atendemos um senhor uma vez que passava por problemas familiares, financeiros, e não tinha resultados com um psicólogo. Assim que ele nos viu entregando cartinhas, disse que estava nos aguardando. Conseguimos alcançar esta alma e ele saiu do atendimento feliz”, conta Fabiana. O projeto Help também atende pelo telefone nacional (11) 4200-0034 e está ainda no Instagram @help.fju e no site projetohelp.com.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895