Projeto Help leva acolhimento a usuários da Estação Novo Hamburgo da Trensurb

Projeto Help leva acolhimento a usuários da Estação Novo Hamburgo da Trensurb

Ação "Vida sobre Trilhos" foi realizada no local na manhã deste sábado

Felipe Faleiro

Voluntários do projeto conversaram e entregaram cartas aos usuários do metrô

publicidade

Voluntários do Projeto Help promoveram neste sábado, na Estação Novo Hamburgo da Trensurb, uma nova ação do “Vida sobre Trilhos”, momento de escuta e cuidado para com os passageiros do serviço de trens. O projeto em si, cujo lema é “Não te julgo, te ajudo”, visa auxiliar com palavras de carinho aqueles que estão passando por dificuldades e questões que envolvem saúde mental, a exemplo de ansiedade, depressão, síndrome do pânico, desejos de suicídio, entre outros. 

Tradicionalmente, a ação ocorre todos os sábados em uma estação diferente. Houve também o Cantinho do Desabafo, no qual o atendimento ocorre de forma personalizada, sem julgamentos, e de forma que haja uma atenção ainda maior às dificuldades pelas quais a pessoa em questão passa. “Somos um projeto laico que justamente traz este apoio emocional. Estamos aqui para dar este apoio sem julgamentos”, disse a coordenadora do Help em Novo Hamburgo, Isadora da Silva.

Ainda, houve a entrega de cartas com mensagens motivacionais, cujo objetivo é aproximar ainda mais este acolhimento, bem como dinâmicas interativas. O projeto disponibiliza também o acompanhamento das pessoas atendidas e o atendimento via WhatsApp e telefone (11) 4200-0034. Conforme a organização, a ação do último sábado foi a 49ª, alcançando, desde outubro do ano passado, 11,5 mil usuários do metrô.

Também foram realizados 177 atendimentos no Cantinho do Desabafo e a participação de 150 voluntários. Em geral, eles são pessoas que já venceram problemas similares, muitas vezes vistos como tabu na sociedade. Também segundo o projeto, citando dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 300 milhões de pessoas no planeta sofrem de depressão.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895