Projeto Help volta à Estação São Leopoldo

Projeto Help volta à Estação São Leopoldo

Ação Vida sobre Trilhos, em parceria com a Trensurb, atende pessoas com necessidade de apoio emocional

Correio do Povo

Voluntários oferecem abraço a quem precisa

publicidade

Às vezes, é uma palavra de conforto. Outras vezes, um abraço. Ou, quem sabe, somente alguém para ouvir. Em mais uma ação Vida sobre Trilhos, do Projeto Help, em parceria com a Trensurb, voluntários foram à Estação São Leopoldo, no Vale dos Sinos, neste sábado, atender pessoas com necessidade de apoio emocional e problemas de saúde mental, como depressão, ansiedade, síndrome do pânico, entre outros.

Com uma escuta adequada de quem já passou por situações similares, quatro integrantes da iniciativa conversaram com usuários do metrô e ofereceram mensagens positivas. “Um simples abraço resolve. Tem pessoas que são atendidas uma vez e voltam, com lágrimas nos olhos”, disse a responsável pela ação neste final de semana, Marciane Fernandes. Uma das opções de atendimento é o “Cantinho do Desabafo”, onde qualquer pessoa sentar falar o que sente com um voluntário. As ações no trensurb acontecem sempre das 10h às 12h.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, mais de 300 milhões de pessoas em todo o planeta sofrem de depressão. A cada 40 segundos, uma pessoa, no mundo, tira a própria vida e o Rio Grande do Sul, historicamente, é o estado com a maior taxa de suicídio do Brasil, que chega a 12,4 mortes a cada 100 mil habitantes.

O projeto Help também disponibiliza ainda o acompanhamento das pessoas atendidas por parte dos voluntários e conta também com atendimento por telefone e WhatsApp, por meio do número nacional (11) 4200-0034.

Confira as próximas ações:

3 de junho, na Estação Novo Hamburgo

10 de junho, na Estação Mathias Velho (Canoas)

17 de junho, na Estação Sapucaia

24 de junho, na Estação Mercado (Porto Alegre)


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895