Projeto resgata a história de casarões e templos antigos em Sinimbu

Projeto resgata a história de casarões e templos antigos em Sinimbu

O objetivo é explorar e registrar os dados históricos dos prédios, preservando a cultura local

Otto Tesche

Comunidade poderá participar enviando dados de construções no município

publicidade

A Secretaria de Educação, Cultura e Turismo de Sinimbu começou a desenvolver o projeto chamado Sinimbu Mais História: Resgate Memorial de Casarões e Templos. O objetivo é explorar e registrar os dados históricos dos prédios, preservando a cultura local. A proposta foi selecionada entre os planos contemplados com apoio do Pró-Cultura RS, desenvolvido pelo governo do Estado.

O responsável pelo projeto, Lucas Hinterholz, explica que a proposta é catalogar em um fotolivro os prédios que forem selecionados. “Estes devem ter, pelo menos, 50 anos e/ou ser uma referência em termos artísticos, arquitetônicos e identitários. Podem ser templos, moradias ou outras construções. Assim será possível implementar uma política de preservação e de educação patrimonial que impedirá prejuízos culturais”, destaca Hinterholz.

A partir de agora, a comunidade sinimbuense está convidada a participar do projeto. Hinterholz explica que as pessoas podem enviar fotos para a página do Facebook ou entrar em contato com a secretaria. O responsável pelo projeto também recomenda a apresentação de um breve texto contendo as informações do local, com o histórico, estilo e ano da construção, proprietário original ou atual, localização, curiosidades e demais dados.

Hinterholz destaca que os colaboradores das obras selecionadas serão coautores da publicação do fotolivro. “Não é preciso se preocupar com o ângulo e qualidade da foto, pois serão feitos registros em alta qualidade em outra oportunidade”, explica.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895