Projeto valoriza patrimônio histórico de Santa Rosa

Projeto valoriza patrimônio histórico de Santa Rosa

Cinco prédios foram escolhidos e já receberam a identificação digital

Felipe Dorneles

Comissão de Terras, no centro de Santa Rosa, recebeu a identificação

publicidade

Cinco prédios considerados patrimônio histórico e cultural de Santa Rosa receberam identificação digital. Essa é a última etapa do projeto Pontos de História, que desenvolveu documentários sobre cada um dos locais e disponibilizou na Internet. A Estação Férrea de Cruzeiro, Colégio Santa Rosa de Lima, Prefeitura Antiga – Centro Cultural, Estação Férrea de Santa Rosa e Comissão de Terras foram eleitos pela comunidade em votação on-line.

Além da identificação, um Código QR permite que o visitante acesse por celular um documentário. O vídeo da Comissão de Terras, por exemplo, revela que este foi um dos primeiros prédios da cidade e onde os imigrantes buscavam oportunidades. Hoje, abriga escritórios da Secretaria Estadual da Agricultura.

A equipe também está à disposição de escolas para falar sobre patrimônio histórico e o documentário. Várias palestras já foram realizadas. “Esse será o grande ganho do projeto, fazer com que a população se aproprie dessas histórias e sinta-se pertencente ao legado construído ao longo dos anos”, destaca o jornalista Anderson Farias, proponente e coordenador-geral do Pontos de História. Ele diz que a população tem recebido bem a ideia. O projeto é custeado pelo Fundo Municipal de Cultura. 

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895