Promovida pela Record RS, Copa da Orla reúne 200 atletas mirins na orla do Guaíba

Promovida pela Record RS, Copa da Orla reúne 200 atletas mirins na orla do Guaíba

Terceira etapa do campeonato ocorre ao longo do sábado em clima de confraternização

Felipe Faleiro

Copa da Orla ocorre até o final da tarde deste sábado

publicidade

Crianças e jovens em busca de um sonho por meio do futebol participam, neste sábado, até o final da tarde, de mais uma etapa da Copa da Orla, promovida pela Record RS e Sortica Eventos, com apoio da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), nas quadras 20 e 21 da orla do Guaíba, em Porto Alegre. Foi a terceira de cinco da competição, que, desta vez, reuniu meninos da categoria Sub-11.

Participam do campeonato cerca de 200 atletas, representando 12 equipes de oito municípios da região metropolitana da capital. Além da função competitiva, o torneio ainda reforça o caráter social, já que, para inscrição, era necessário ao menos um quilo de alimento não-perecível por atleta. Por isso, a expectativa era a de arrecadar 200 quilos somente neste sábado, segundo o organizador, Jorge Sortica. A cada semana, o material irá para uma entidade distinta. A agraciada do sábado foi uma de São Leopoldo.

“Nosso objetivo é reunir as famílias em um ambiente bem familiar e tranquilo”, comentou ele. Nos dois sábados anteriores, houve competições das categorias feminino sub-14 e masculino sub-9. Já nos próximos, ainda haverá campeonatos do sub-13 e sub-15. No total, serão mil atletas envolvidos. “Agradecemos muito o apoio da Record em fazer esta competição, considerando também o caráter lúdico dela. O ambiente está muito bonito e o dia bastante agradável”, acrescentou ele.

O árbitro de futebol Alexandre Júnior, de Alvorada, levou para a competição o filho, Alexandre Neto, 10 anos, que atuou pelo Tiger, de Sapucaia do Sul. Após uma partida, o menino havia marcado um gol que garantiu a vitória da equipe na primeira fase. “Quando estou dentro da quadra, apitando, é uma sensação, mas vendo meu filho, é outro prazer. É bem satisfatório estar aqui acompanhando ele e vendo que está trilhando um bom caminho no esporte”, disse o pai.

Já o menino disse que seu objetivo era bem claro: chegar à final e ser campeão. “E que bom que contribuí com o time marcando um gol”, ressaltou Neto, falando como gente grande. A coordenadora do time Acadêmicos da Bola, do município de Estância Velha, Rosane Meneghini, disse que a dedicação das crianças é algo que não tem preço. “Os meninos estão sendo vistos e fazendo o que gostam, que é jogar futebol. Buscamos que as crianças aprendam e tenham toda esta responsabilidade, sejam pessoas de bem e adultos melhores”, salientou ela.

Para a titular da Smelj, Débora Garcia, o evento proporciona um “papel crucial na promoção do esporte e participação dos jovens”. “Competições como esta promovem um estilo de vida ativo e saudável entre eles. E a parceria entre a Record e a Smelj fortalece ainda mais o compromisso de ampliar o alcance e o impacto desse evento, contribuindo assim para o desenvolvimento físico, social e emocional dos participantes”, disse a secretária.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895