Prorrogado prazo para retirar a CNH

Prorrogado prazo para retirar a CNH

Registro Nacional de Condutores Habilitados (Renach), que venceria no próximo 31 de dezembro, agora valerá até o último dia do ano que vem

Taís Teixeira

Candidatos com renachs abertos terão mais um ano para concluir o processo

publicidade

O prazo para concluir o processo de retirada da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) foi ampliado. O Registro Nacional de Condutores Habilitados (Renach), que venceria no dia 31 de dezembro, foi prorrogado por mais um ano e a partir de agora é válido até 31 de dezembro de 2023.

Esta medida inclui todos os candidatos que estão com o Renach aberto, sendo que muitos estão trancados na etapa da prova prática. Esta fase aglomerou mais de 112 mil pessoas no Rio Grande do Sul pela demora média de um a cinco meses de espera para passar pelo exame de rua.

A mudança, que foi publicada no Diário Oficial da União, é uma deliberação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e aplica-se a todos os estados. As alterações que dispõem sobre a dilatação dos prazos previstos na Resolução Contran nº 789 constam na Deliberação Contran nº  265. 

O presidente do Sindicato dos Centros de Formação de Condutores do RS (SindiCFC-RS), Vilnei Sessim, foi até Brasília em outubro acompanhado de dirigentes do Departamento de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran-RS) para fazer essa solicitação. “Ela beneficia todos com Renachs abertos desde 2019 e que estão com dificuldades de fazer o exame prático em razão da longa fila”, explicou. 

Sessim disse que tem conhecimento de que o RS é o único estado que tem esse represamento, potencializado em razão da pandemia. “Acredito que o Contran tenha entendido o nosso pleito, que essa demanda alta específica aqui no Estado, mas também compreendeu que todas as unidades federativas foram lesadas no andamento do processo pelas restrições impostas pela pandemia que atingiram todos os locais”, avalia o dirigente.

Outro ponto alarmante para Sessim é o atraso de salários dos examinadores com contrato emergencial. “São colaboradores exemplares e uma possível paralisação pode trazer prejuízos.”


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895