Prorrogado sistema de telemedicina em Campo Bom

Prorrogado sistema de telemedicina em Campo Bom

Atividades se estendem por mais seis meses

Stephany Sander

publicidade

Instituído em julho do ano passado, por conta da pandemia do novo coronavírus, o sistema de telemedicina de Campo Bom atendeu 2.264 moradores até o final do ano passado. O programa teria inicialmente a duração de seis meses, mas como a pandemia continua, o prefeito Luciano Orsi prorrogou as atividades por mais meio ano.

“Com esse sistema, temos menos gente nas ruas e nas Unidades de Saúde e mantemos o atendimento da população com muita responsabilidade”, explica, destacando que os investimentos já somam R$ 318 mil.

O serviço, que atende no 0800 772 8989 e no WhatsApp (51) 99615-3914, funciona 24 horas por dia, todos os dias, sem limite no número de atendimentos e conta com uma equipe de seis enfermeiros e sete médicos.

O paciente liga gratuitamente para um dos telefones de contato e é atendido por um enfermeiro supervisionado por um médico. A pessoa precisa se identificar, informar nome completo, CPF, data de nascimento e número do Cartão Nacional de Saúde (CNS). Após a identificação, deve descrever seus sintomas e, de acordo com seu relato, será incluída no protocolo correspondente, chamado de Desfecho, que pode ser de quatro tipos. No primeiro, o paciente recebe atendimento e orientação de um enfermeiro para autocuidado em casa e uma ligação de retorno em até 24 horas, para verificação do estado de saúde.

Já no desfecho dois, caso o enfermeiro identifique sintomas agudos ou crônicos, o paciente será direcionado para uma consulta por videochamada (que pode ser por WhatsApp, Skype, entre outros) em outra ligação que será feita por um médico vinculado ao Hospital Lauro Reus.

Se o paciente não possuir acesso à internet, será orientado a procurar atendimento presencial em uma UBS ou no hospital, de acordo com o caso. O paciente também recebe ligação de retorno em até 24 horas, para verificação do seu estado de saúde após a consulta com o médico.

No desfecho três, caso o médico, em videochamada, identifique sintomas graves, o paciente será direcionado para a realização de uma consulta médica presencial no Hospital Lauro Reus. O paciente recebe ligação de retorno em 24 horas após a consulta no hospital, para verificação do seu estado de saúde. E no desfecho quatro, caso o especialista identifique risco de morte do paciente, haverá orientação a um acompanhante ou ao próprio paciente para que chame o Samu para levá-lo ao Hospital Lauro Reus, onde receberá atendimento.

Veja Também


publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895