Publicação destaca 50 alimentos e bebidas inovadores produzidos no RS

Publicação destaca 50 alimentos e bebidas inovadores produzidos no RS

Diversidade de sabores e potencial empreendedor são foco de projeto do Sebrae RS

Correio do Povo

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Um hambúrguer vegano feito à base de pinhão com toques de araçá e butiá, um gin flavorizado com erva-mate, passando por uma rica variedade de espumantes, cervejas, cachaças, vinhos, azeites, cortes de carnes, queijos e embutidos. Esse é o perfil da publicação “Guia de Sabores Únicos do Rio Grande do Sul”. Lançada neste mês de dezembro, a publicação em formato físico e digital do Sebrae RS reúne 50 produtos - entre alimentos e bebidas - de 34 municípios do Estado que, além dos sabores únicos, trazem consigo boa parte da cultura, da diversidade e do DNA empreendedor gaúcho.

“Temos vários projetos de qualificação e capacitação de pequenas agroindústrias no Estado há alguns anos. Pensamos em uma forma de dar visibilidade a esses produtos”, comenta o especialista de A&B do Sebrae RS e responsável pelo projeto, Roger Scherer Klafke. “É uma verdadeira vitrine que não somente reconhece e certifica a inovação e o valor agregado de empreendedores locais de pequeno porte, como ainda fortalece a cadeia produtiva regional e impulsiona os negócios”, valoriza.

O material integra o projeto “Alimentos Brasileiros Diferenciados” desenvolvido nacionalmente pelo Sebrae e é resultado de um trabalho iniciado ainda no último trimestre de 2021 o qual pré-selecionou 373 produtos entre alimentos e bebidas de 107 potenciais empresas, entre pequenas indústrias, microempreendedores individuais (MEI), microempresa, empresas de pequeno porte ou produtor rural. Ao longo de 2022, uma segunda extensa etapa de avaliação considerando cinco critérios técnicos centrais - regionalidade, entusiasmo, diferenciação, organização e maturidade digital - culminou na seleção final dos 50 alimentos e bebidas destaques. Os produtos estão divididos em quatro grandes categorias: Colonial, Regional, Artesanal e Inovador.

Eleitas número 1, entre os 50 produtos destacados na publicação, estão as cachaças da Harmonie Schnaps. “Eu faço parte do Sebrae desde 2004 e vejo que uma ação dessas engrandece muito, valoriza nosso trabalho, nossa marca. Faz as pessoas conhecerem cada vez mais nossos produtos e incentiva a venda”, elogiou Leandro Augusto Hilgert, fundador da cachaçaria, que durante as primeiras horas do evento de lançamento do guia fez três contatos profissionais “promissores”. “Acredito que o dia será bem produtivo”, diz.

Entre as participantes da iniciativa gaúcha, 78% apontaram a necessidade de promoção dos seus produtos em outros canais. O indicador vem acompanhado do fato que para 80% destes pequenos negócios, a venda ocorre diretamente para o consumidor final. “Trata-se de empresas de pequeno porte e que por natureza fazem parte de uma cadeia mais curta e menos burocrática em termos de processo de produção e comercialização, muitas vezes com acesso direto ao consumidor final”, explica Klafke.

Antes de chegar à boca do consumidor, o trabalho desenvolvido pelo Sebrae RS deu luz à relação existente entre a biodiversidade encontrada em diferentes regiões do Estado e a sua capacidade de extrair e produzir sabores únicos. Uma análise da riqueza do ramo alimentício das principais regiões gaúchas permitiu a identificação de diferentes perfis empreendedores. De forma geral, o setor predominante entre as empresas destacadas foi o de vinhos, espumantes e sucos de uva e, consequentemente, a região com mais destaque foi a Serra Gaúcha, seguida pela Região da Campanha com os derivados de carne e os premiados azeites. O guia pode ser consultado aqui.


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