Quase 30 toneladas de vidros são recolhidas através de ecopontos em Frederico Westphalen

Quase 30 toneladas de vidros são recolhidas através de ecopontos em Frederico Westphalen

Os ecopontos também recebem grande quantidade de material de vidraçarias e metalúrgicas

Agostinho Piovesan

coponto central funciona no Parque de Exposições Monsenhor Vitor Batistella

publicidade

Os cinco ecopontos de captação de vidros instalados em fevereiro deste ano em Frederico Westphalen, no Norte do Estado, já garantiram o recolhimento de 15 toneladas de material. Nesta segunda-feira, uma empresa de Passo Fundo realizou o segundo carregamento do material que a prefeitura depositou no ecoponto principal, instalado no Parque de Exposições Monsenhor Vitor Batistella, zona norte da cidade. Desde fevereiro, somando o ecoponto principal e os outros cinco ecopontos, foram recolhidas quase 30 toneladas de vidros..

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Giovani Cândito, na cidade funciona cinco ecopontos, onde a população coloca todo o tipo de vidro, desde garrafas de cerveja e vinho até vidros de janelas. “Periodicamente nós efetuamos o recolhimento do material e depositamos no parque de exposições, onde funciona o ecoponto centro, com capacidade para receber grande quantidade de material”, disse.

Cândito informou que o serviço de descarte dos vidros é custeado pela empresa e, com a iniciativa, há economia ao município, que não precisa pagar ao Consórcio Intermunicipal de Gestão de Resíduos Sólidos (Cigres) localizado na cidade de Seberi. “Consideramos que esta é uma ação inovadora, pois, além de proteger o meio ambiente garante redução de gastos para o poder público”, avalia.

O secretário de Meio Ambiente chama a atenção para o volume de garrafas de cerveja, além de vinho, recolhidas após o início da pandemia do coronavírus. “Este é um fato que chamou a atenção, pois se percebe que, ao ficarem mais isolados as pessoas estão consumindo mais bebidas”, avalia.

Os ecopontos também recebem grande quantidade de material de vidraçarias e metalúrgicas. Nas próximas semanas devem ser instalados mais dois ecopontos em outros bairros da cidade.

Os cinco ecopontos estão instalados em frente à sede da Associação dos Moradores do Bairro Aparecida (Amba), na praça do bairro Fátima, na rua do Comércio, nas proximidades da agência dos Correios, nos bairros Santo Inácio, ao lado da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) João Paulo II e na Praça da Universidade Regional Integrada (URI), no bairro Itapagé.

A instalação dos ecopontos em Frederico Westphalen, é uma iniciativa da Administração Municipal em parceria com o Rotary Club Frederico Westphalen/Barril, que fez o investimento de aproximadamente R$ 4,8 mil na fabricação dos equipamentos.

A presidente do Rotary Club Frederico Westphalen/Barril, Elisângela Fontana Binotto, disse que um dos pilares do clube de serviço é a preservação do meio ambiente. “Procuramos a prefeitura para efetivarmos uma parceria que viesse de encontro com os objetivos do nosso clube e suprir uma necessidade da Administração Municipal”, observa.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895