Quase uma semana após rescisão de contrato, lixo segue em menor quantidade em Porto Alegre

Quase uma semana após rescisão de contrato, lixo segue em menor quantidade em Porto Alegre

Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) afirma que não recebeu relatos de acúmulo de resíduos junto aos contêineres

Felipe Faleiro

Resíduos seguem ao lado dos contêineres, como no Mont'Serrat, em contraste com sacolas inteiras da semana passada

publicidade

Praticamente uma semana depois da rescisão do contrato da Prefeitura com o consórcio Porto Alegre Limpa, responsável pela coleta automatizada de lixo em 20% da Capital, a situação está praticamente normalizada, e são poucos os pontos que ainda retêm lixo espalhado ao lado. O serviço está em período de transição, até que uma nova empresa assuma a área referente a 18 bairros. A gestão Melo decidiu por romper a contratualidade de forma unilateral na última sexta-feira, depois de o consórcio não cumprir com a coleta automatizada nos contêineres, à qual havia sido contratada.

Por ora, o consórcio que já atua nos 80% restantes, o Porto Limp, está realizando o restante do serviço de maneira emergencial, por meio de uma força-tarefa. Em fevereiro, a Prefeitura já havia manifestado decisão de romper com a Porto Alegre Limpa, no entanto, mudou de ideia e retomou o contrato de recolhimento dos resíduos orgânicos em abril. Na ocasião, as áreas mais afetadas foram Bom Fim, Auxiliadora, Bela Vista, Mont’Serrat, partes da Cidade Baixa, entre outros.

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) afirma que não recebeu relatos de acúmulo de lixo, e diz que as equipes seguem trabalhando, bem como que há reforço na limpeza. Mesmo assim, alguns resíduos e sacolas plásticas ainda são depositados ao lado dos contêineres, embora a coleta esteja sendo realizada inclusive à noite, e mesmo hoje, durante o feriado de Corpus Christi, nos pontos mais críticos. Também segundo a SMSUrb, os resíduos restantes junto aos equipamentos são deixados por catadores.

Ainda não há definições sobre a nova etapa do novo contrato definitivo, e a Prefeitura segue afirmando que o mesmo está em andamento. Também não há estimativa formal de quanto tempo deverá levar até que uma nova documentação seja estabelecida. Na semana passada, o titular da SMSUrb, Marcos Felipi Garcia, pediu ainda a colaboração dos cidadãos para evitar o espalhamento de materiais em locais impróprios, bem como a depositar o lixo corretamente nos locais adequados.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895