Queda no nível dos rios reduz alerta em municípios do norte gaúcho

Queda no nível dos rios reduz alerta em municípios do norte gaúcho

Situação mais crítica segue sendo em Iraí, onde ainda há cerca de 30 famílias fora de casa

Felipe Faleiro

publicidade

Municípios do norte gaúcho reduziram nesta segunda-feira o nível de atenção após a estabilização dos rios locais, especialmente o Uruguai, que divide o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Conforme os dados da plataforma SACE, do Serviço Geológico do Brasil (SGB), o nível das águas no monitoramento no município de Iraí havia apresentado queda para 7,46 metros, ainda em cota de alerta. A cota de inundação no local é de seis metros.

A redução no local tem sido, na média, de 18 centímetros por hora. No município de Pinheirinho do Vale, a travessia de balsa segue interrompida no distrito de Basílio da Gama, além de Linha Bonita e Linha Barroso. A passagem também está bloqueada na comunidade de Ipuaçu, em Caiçara. Em Nonoai, um galpão foi destruído na comunidade de Tope da Serra, e houve estragos registrados também nas comunidades de Chalana e Faxinal dos Lopes.

Em Marcelino Ramos, a enxurrada afetou barrancos da rua Erechim, um dos principais acessos ao município. A via foi temporariamente interrompida, e diversas máquinas estiveram no local. Segundo o coordenador regional da coordenadoria de Frederico Westphalen, tenente-coronel Alexandre Moreira Pereira, a situação mais grave é a do município de Iraí. 

“Estamos monitorando a situação das hidrelétricas, principalmente próximas à foz do rio Chapecó. Há vários fatores também que envolvem a elevação dos rios. Além de Iraí, há mais municípios avaliando decretar situação de emergência, a exemplo de Barra do Guarita e Seberi. Outras cidades relataram danos, no entanto são suportáveis”, afirmou ele. Já o prefeito de Iraí, Antonio Vilson Bernardi, afirmou que o nível do rio já havia baixado consideravelmente desde o final de semana, e ainda havia em torno de 30 famílias fora de suas casas.

“Já houve cheias maiores, porém esta foi bem grande. Agora a água está mais baixa, e as famílias podem começar a limpar suas residências”, salientou ele. A Secretaria Municipal de Assistência Social de Iraí segue recebendo doações de materiais de higiene e limpeza, roupas, alimentos não perecíveis, móveis e utensílios. O número de famílias ainda desabrigadas é menor do que as cem que haviam sido deslocadas para outros locais após as mais recentes chuvas. Um delas foi para um local público e as demais para casas de parentes, vizinhos ou amigos.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895