Queimadas destroem mais de 100 hectares na região Noroeste do RS

Queimadas destroem mais de 100 hectares na região Noroeste do RS

Mesmo após a chuva que começou na noite desta quarta-feira, ainda há pontos de fumaça em São Paulo das Missões

Felipe Dorneles

Conforme a Prefeitura de São Paulo das Missões, o fogo foi registrado nas comunidades de Cerro Grande e Dona Helena Norte

publicidade

Municípios do Noroeste do Estado registraram queimadas em mais de 100 hectares de mata nativa e lavouras, devido à seca do mês de novembro. Segundo o Corpo de Bombeiros de Santa Rosa, nesta semana, apenas no município de São Paulo das Missões, o fogo destruiu 60 hectares. Mesmo após a chuva que começou na noite desta quarta-feira, ainda há pontos de fumaça no local.

A prefeitura informou que o fogo foi registrado nas comunidades de Cerro Grande e Dona Helena Norte. Técnicos da prefeitura avaliaram perda total de 40 hectares, e ainda não se sabe a origem do fogo. A maior parte da área era de mata nativa. O fogo também atingiu parte de um laranjal e lavouras. Os primeiros focos de incêndio foram registrados e controlados na noite de segunda-feira. Na terça-feira e quarta-feira, voltaram com força, novamente controlados pelo Corpo de Bombeiros de Santa Rosa. Nesta quinta-feira, havia apenas focos de fumaça.

O tenente Claudir Roque Mallmann, comandante da corporação, revela que, na quarta-feira, momentos antes do início da chuva, o Corpo de Bombeiros de Santa Rosa recebeu sete chamados simultâneos de queimadas nas cidades de Santa Rosa, Tuparendi, Alecrim e Santo Cristo. Foram registrados rompimentos de cabos de energia elétrica, em função do vento, o que ocasionou o fogo em áreas de lavoura e mata.

Em novembro, foram registrados mais de 20 incêndios na região. Em Alecrim, foram 40 hectares perdidos. Lavouras com plantas de milho prontas para colher foram devastadas. “Choveu pouco, então, esse cenário pode voltar”, salienta o Claudir. Nesta semana, a corporação recebeu uma auto bomba tanque de cinco mil litros, para auxiliar no combate as queimadas. Agora são três veículos destinados para este fim. O Corpo de Bombeiros de Santa Rosa atende 10 municípios da região.


publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895