Quinta-feira poderá ser o dia mais quente do verão no RS, aponta meteorologista

Quinta-feira poderá ser o dia mais quente do verão no RS, aponta meteorologista

Calor intenso antecede vários dias de chuvas no Estado

Cristiano Abreu

Hidratação com água é fundamental para enfrentar o calor

publicidade

O Rio Grande do Sul vive nesta semana uma nova onda de calor. Com máximas que devem superar os 38ºC, conforme as previsões, os próximos dias exigem cuidado com a saúde e desafia quem precisa realizar atividades ao ar livre. Se confirmadas, serão as mais altas temperaturas deste verão, até agora, mesmo com a estação se aproximando do fim.

De acordo com a meteorologista Estael Sias, da MetSul Meteorologia, a tarde desta quarta-feira registrou máximas entre 36ºC e 38ºC em alguns pontos da metade oeste. Para esta quinta-feira, a previsão é de mais calor, com 34ºC em trechos da Serra, 38ºC no Vale do Sinos e Costa Doce, podendo atingir os 40ºC na fronteira oeste.

“O pior do calor é esperado a partir de hoje e, sobretudo, para amanhã, quando máximas acima de 35ºC devem ocorrer em um grande número de locais. Porto Alegre, pode ter até 37ºC nesta quinta-feira, enquanto pontos da área metropolitana devem ficar entre 37ºC e 39ºC”, detalha a especialista.

Chuva no fim de semana

Conforme Estael Sias, a umidade retorna a partir da sexta-feira, contudo, a sensação de abafamento seguirá presente. Apesar das nuvens, os termômetros indicarão entre 33ºC e 35ºC.

Apenas a partir do sábado as máximas caem para a casa dos 30ºC, quando volta a chover. “Será da tarde para a noite, em forma de pancadas. Não deve chover em todos os municípios, mas há condições para todas as regiões terem pancadas de chuva. Esse ar quente, que vem no centro do Brasil, vai interagir com essa instabilidade, por isso há risco de temporais, sobretudo no sábado. No domingo tem ingresso de vento sul e leste, trazendo refresco para a maioria das regiões do Rio Grande do Sul, com marcas entre 27ºC e 28ºC”, completa.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895