Racionamento aumenta para 18 horas por dia em Bagé próxima na terça

Racionamento aumenta para 18 horas por dia em Bagé próxima na terça

Cidade não registra uma chuva considerável desde setembro do ano passado

Angélica Silveira

publicidade

O Departamento de Água, Arroios e Esgoto de Bagé (Daeb) anunciou na manhã desta quarta-feira o funcionamento do racionamento de água de 18 horas diárias na maior cidade da campanha. A medida começa a valer a partir desta terça-feira. A cidade está passando por uma das piores estiagens dos últimos anos. Segundo o Daeb, o déficit hídrico chega a 400 milímetros.

Não é registrada uma chuva considerável em Bagé desde setembro do ano passado. O racionamento é para evitar o colapso no fornecimento.

Em janeiro, a medida começou de forma preventiva, por seis horas, durante a madrugada. Em fevereiro, o racionamento passou para 12 horas diárias e em março para 15 horas todos os dias. Com o racionamento de 18 horas, a cidade continuará dividida em dois setores.

O setor 1(Zona Oeste), que engloba os bairros Centro, Madezatti, São Martins, Vila Brum, Arvorezinha, Vila Damé, Camilo Gomes, Parque Silveira Martins, Hidráulica, Popular, Nariso Suñe, Tarumã, Tupã, Stand, Vila Militar, Vila Brasil, Alcides Almeida, Mingote Paiva, Santa Cecília, Menino Deus, Floresta, Santa Carmem, Ibajé, Vila Gaúcha, Mascarenhas e arredores, será abastecido entre 6h e 12h.

Já os bairros Getúlio Vargas, Loteamento São Pedro, Jardim do Castelo, São Bernardo, Santa Tecla, Loteamento Severo, Malafaia, Daer, Ivo Ferronato, Castro Alves, Dois Irmãos, Estrela Dalva, Ivone, Dolores, Vila Goulart, Passo das Pedras, Tiarajú, Arco, São Judas, Vila Ipiranga, Santa Tereza, Pedra Branca, Bairro Bonito, Vila dos Anjos, Santa Flora, Habitar Brasil, Morgado Rosa, Dona França, Loteamento Padro Velho, Adão Pedra, Loteamento Padro Velho, Adão Pedra, Loteamento do Parque, Industrial I, Balança e Arredores (Zona Leste) fazem parte do setor 2 e serão abastecidos das 18h a meia- noite.

O setor 2 engloba os bairros abastecidos pela Pedreira. Cada bairro receberá água por seis horas todos os dias. A autarquia ressalta que as regiões mais afastadas, consideradas pontas de rede, podem ter abastecimento por menos tempo, pois a água demora mais a chegar. A situação das barragens segue critica.

A Sanga Rasa, que é o principal reservatório da cidade, está 9,7 metros abaixo do normal. Já a do Pirai está 6 metros negativos. Em abril, foram registrados até esta quarta-feira 17,7 milímetros de chuva.

Além do racionamento, o Daeb reativou a Pedreira (reservatório utilizado em situações emergenciais) para abastecer os bairros da zona leste e intensificou o uso de caminhões-pipa. O Daeb disponibilizou dois números de telefones para o esclarecimento de dúvidas quanto ao racionamento (53) 32407800 ou 08005102219.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895