Racionamento Preventivo é suspenso em Bagé

Racionamento Preventivo é suspenso em Bagé

Medida, que passaria a vigorar a partir da noite desta segunda-feira, foi suspensa em função das chuvas dos últimos dias

Angélica Silveira

A Barragem da Sanga Rasa, é a que tem a de maior capacidade de abastecimento da cidade

publicidade

As chuvas de abril, em Bagé na Campanha fizeram o Departamento de Água Arroios e Esgoto de Bagé (DAEB) suspender o racionamento preventivo programado para iniciar na noite desta segunda-feira. Pela medida, os bageenses não teriam água nas torneiras entre 23h e 5h.

Neste mês choveu em Bagé 47,8 milímetros (sendo este somatório entre a última quinta-feira e este domingo). Com isto as barragens estão em uma situação de alerta, com a Sanga Rasa, a de maior capacidade de abastecimento , com 4,30m e a Piray 90 centímetros abaixo do índice normal. Já a Emergencial está cheia.

Foi formada uma comissão de análise de estiagem quando a Sanga Rasa estava 3,9 metros abaixo do ideal. O nível de alerta começa quando chega a 4 metros. "Este número foi definido baseado em um estudo real de água disponível nas barragens (profundidade e extensão)", explica a integrante da comissão, Lizandra Echevarria

Além desse nível de alerta, a comissão começou a tomar medidas em função das condições meteorológicas indicarem o fenômeno La niña a partir de julho. "Com esta preocupação começamos a nos reunir para não deixar a situação se agravar a ainda mais, ou ponto de termos que iniciar o racionamento com 12 horas direto. Por isto a primeira medida foi começar com seis horas durante a madrugada de forma preventiva", justifica. Ela explica que autarquia reviu a decisão após o acumulado de chuva e a previsão de mais 100 milímetros de precipitação até a próxima segunda-feira.

Após, a Comissão deverá se reunir novamente para verificar se a previsão se confirmou e a situação das barragens. De qualquer forma medida preventivas estão sendo tomadas como intensificação de ações de conscientização do uso racional da água nos canais digitais da autarquia, ações de educação ambiental com as escolas do município e fiscalizações educativas no caso de denúncias de desperdício de água. "Quando isto ocorre o fiscal vai até o local orientar para que não haja desperdício", completa. Comunicações de desperdício de água podem ser informada 24 horas por dia pelo telefone (53) 32407800.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895