Receita Federal em Uruguaiana recebe visita técnica de Aduana e Consulado dos Estado Unidos

Receita Federal em Uruguaiana recebe visita técnica de Aduana e Consulado dos Estado Unidos

Estada teve como finalidade conhecer a zona portuária e seus respectivos protocolos

Fred Marcovici

A comitiva foi recebida pelo delegado Claudio Afonso Montano e o adjunto Wilsimar Garcia Jr., acompanhados das chefias aduaneiras

publicidade

A Alfândega da Receita Federal em Uruguaiana, na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, recebeu a visita técnica do US Customs and Border Protection (Serviço de Aduana e Proteção) e do Consulado Americano. A estada teve como finalidade conhecer a zona portuária e os respectivos protocolos, além de promover a troca de conhecimentos e experiências entre as instituições do Brasil e Estados Unidos.

A comissão estrangeira contou com a participação do diretor de investigações do Consulado Geral Americano em Porto Alegre, uma especialista em Segurança da Cadeia de Abastecimentos, da Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA e de um investigador do Consulado Geral Americano em Porto Alegre. Receberam a comitiva o delegado Claudio Afonso Montano e o adjunto Wilsimar Garcia Jr., acompanhados das chefias aduaneiras.

Foram apresentados os trabalhos realizados pelo Serviço de Despacho Aduaneiro, do Porto Seco Rodoviário de Uruguaiana, pelo Serviço de Conferência de Bagagem, que fica localizado em Área de Controle Integrado em território argentino e pelo Serviço de Vigilância e Repressão ao Contrabando e Descaminho. Na fronteira de Uruguaiana e Paso de los Libres (ARG) está localizado um dos mais importantes portos rodoviários do mundo e um dos principais acessos ao Brasil de veículos e pessoas. “O intercâmbio entre as instituições do Brasil e Estados Unidos fortalece as relações na área aduaneira”, salienta Montano.

O objetivo é atuar de maneira mais integrada no compartilhamento de informações sobre combate ao contrabando e descaminho, movimentação de cargas e passageiros e gerenciamento de riscos. A ação vai ao encontro dos objetivos estratégicos da Receita Federal do Brasil, em especial o de fortalecer a cooperação com órgãos nacionais e internacionais e com a sociedade e ampliar a segurança e a agilidade do comércio exterior.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895