Recicladores vão ganhar um espaço para triagem de materiais recicláveis em Dom Pedrito

Recicladores vão ganhar um espaço para triagem de materiais recicláveis em Dom Pedrito

Galpão estará liberado para uso a partir de janeiro

Angélica Barcellos

publicidade

A Prefeitura de Dom Pedrito irá disponibilizar um galpão que deve ser utilizado como Centro de Triagem de Resíduos Sólidos Recicláveis. A estrutura, que é alugada, tem uma área total de 780m e irá beneficiar cerca de 90 famílias. O local contém banheiros, vestiários e sala de administração. 

O espaço estará liberado para uso a partir de janeiro. A estrutura será cedida na forma de concessão aos catadores, aos agentes ambientais de coleta independentes e a membros da Associação de Catadores e Recicladores Catador Cidadão. O galpão está situado na rua Leopoldino Dutra Sobrinho, 357, no bairro Getúlio Vargas. Paralelamente a isto, a prefeitura aguarda a finalização do processo licitatório, que implementará a coleta seletiva via caminhão coletor de resíduos.

Atualmente, os recicladores realizam a função manualmente. A coleta seletiva será feita por caminhão contratado, no formato ponto a ponto (contêineres dispostos na região central da área urbana), e de porta a porta nos outros bairros, em dias distintos e intercalados à coleta convencional.

O caminhão coletor de resíduos recicláveis levará o material até o galpão de triagem, no qual também serão feitos processos de prensagem, pesagem e venda para empresas especializadas.  Para o processamento de resíduos, os agentes ambientais já têm à disposição uma prensa de alta capacidade.

A prefeitura irá ceder uma balança por meio do Conselho Municipal de Meio Ambiente. O processo está sendo realizado pela Secretaria Municipal de Planejamento, Gestão Estratégica e Meio Ambiente, com o apoio do Conselho Municipal do Meio Ambiente, Unipampa e moradores de Dom Pedrito.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895