Recicladores vão ganhar um espaço para triagem de materiais recicláveis em Dom Pedrito
Galpão estará liberado para uso a partir de janeiro
publicidade
A Prefeitura de Dom Pedrito irá disponibilizar um galpão que deve ser utilizado como Centro de Triagem de Resíduos Sólidos Recicláveis. A estrutura, que é alugada, tem uma área total de 780m e irá beneficiar cerca de 90 famílias. O local contém banheiros, vestiários e sala de administração.
O espaço estará liberado para uso a partir de janeiro. A estrutura será cedida na forma de concessão aos catadores, aos agentes ambientais de coleta independentes e a membros da Associação de Catadores e Recicladores Catador Cidadão. O galpão está situado na rua Leopoldino Dutra Sobrinho, 357, no bairro Getúlio Vargas. Paralelamente a isto, a prefeitura aguarda a finalização do processo licitatório, que implementará a coleta seletiva via caminhão coletor de resíduos.
Atualmente, os recicladores realizam a função manualmente. A coleta seletiva será feita por caminhão contratado, no formato ponto a ponto (contêineres dispostos na região central da área urbana), e de porta a porta nos outros bairros, em dias distintos e intercalados à coleta convencional.
O caminhão coletor de resíduos recicláveis levará o material até o galpão de triagem, no qual também serão feitos processos de prensagem, pesagem e venda para empresas especializadas. Para o processamento de resíduos, os agentes ambientais já têm à disposição uma prensa de alta capacidade.
A prefeitura irá ceder uma balança por meio do Conselho Municipal de Meio Ambiente. O processo está sendo realizado pela Secretaria Municipal de Planejamento, Gestão Estratégica e Meio Ambiente, com o apoio do Conselho Municipal do Meio Ambiente, Unipampa e moradores de Dom Pedrito.